Bem Vindo(a) à Controlauto

Pressão pneus

Objetivo

Verificação do estado do veículo, através de exame visual.

 

CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS

 

Corrosão

Dado ser a corrosão um dos aspetos mais importantes na inspeção das condições gerais da estrutura do veículo, convém ter em consideração que o efeito da corrosão na segurança de um veículo depende:

  • da sua extensão
  • na área na qual ocorre

 

Uma ligeira corrosão numa parte importante da estrutura de um veículo pode tornar um veículo inseguro, quando destrói a continuidade da estrutura do suporte de carga. Por outro lado, a corrosão profunda em áreas não importantes, poderá não afetar a segurança do veículo.

 

Tendo identificado os elementos importantes de suporte de carga, o Inspetor verifica se elas estão excessivamente corroídas, primeiro através de uma inspeção visual e depois através da pressão do dedo polegar. Se necessário, é feita uma raspagem ou um percutimento leve das áreas afetadas com uma ferramenta que auxilie a avaliação da corrosão. O metal excessivamente corroído emite um som monótono, que o metal não afetado não faz.

 

 

Estrutura do Veículo – Inspeção Visual

A Inspeção visual consiste em:

  • Avaliar visualmente o estado da carroçaria e do chassis na proximidade dos pontos de suporte.
  • Verificar se há sinais de acidentes e reparações.
  • Verificar o correto funcionamento dos fechos, portas, vidros, espelhos, etc.

 

Chassis – Carroçaria

Os veículos devem estar construídos e equipados para que não tenham no seu exterior adornos ou outros objetos com arestas salientes que apresentem perigo para os seus ocupantes ou para os utentes da via pública. Em concreto, os órgãos mecânicos e os equipamentos complementares devem estar construídos e protegidos de modo a que durante o seu funcionamento e utilização não constituam perigo para as pessoas, ainda que o veículo esteja parado.

Portanto a carroçaria deve estar livre de defeitos que possam afetar a integridade do veículo ou a segurança das pessoas.

 

Cabina e Carroçaria

  • Estado Geral e Fixação

 

Bagageira

  • Verifica-se o estado de corrosão do fundo, da cobertura e eventuais indícios de acidente.
  • A eficiência da fechadura.
  • A existência de carga que possa eventualmente influenciar o controlo da orientação dos faróis.

 

EXTERIOR DO VEÍCULO

  • Portas
  • Verifica-se o estado de funcionamento e fixação dos montantes;
  • Avalia-se o estado de corrosão.
  • As portas dos veículos devem ter fechaduras e órgãos de fixação de modo que impeçam a sua abertura e permitam a evacuação dos ocupantes em caso de acidente rodoviário.
  • Os degraus ou estribos e maçanetas devem oferecer a segurança adequada para o uso a que estão destinados, devendo estar livre de arestas cortantes e fendas ou fissuras que podem pôr em perigo as pessoas ou dificultar a sua função.

 

É ainda verificado:

  • O bom funcionamento das fechaduras que impede a abertura não desejada das portas.
  • O estado das dobradiças das portas
  • A existência de degraus
  • Que os degraus mantenham a sua qualidade antiderrapante
  • A existência e estado das maçanetas quando são obrigatórios
  • A existência de dispositivos estabelecidos que permitam a abertura e o fecho das portas do veículo, tanto no exterior como no interior do mesmo.
  • Vidros – Fixação e estanquicidade nos seus chassis, verificando se obedecem às prescrições regulamentares, verificação do estado do para-brisas, da eventual deformação ótica e da marca de homologação.
  • Retrovisores laterais – Quando requeridos, verifica-se a fixação, estado, estabilidade e possibilidade de regulação.
  • Para-choques e proteção lateral – Verifica-se a correta posição dos para-choques e da proteção lateral, quando requerida, estado geral, fixação, inexistência ou modelos aplicados, não regulamentares
  • Guarda-lamas – Verificar o estado geral, em particular a fixação e corrosão.
  • Roda de reserva - No caso de a roda de reserva estar fixada no exterior da carroçaria, o seu suporte deve garantir que não exista risco de se soltar ou desprender.

 

Inspeção do Compartimento do Motor

Com o compartimento do motor acessível, verifica-se:

  • Pontos de fixação da suspensão
  • Indícios de quaisquer acidentes sofridos
  • Motor – Estado geral, corrosão do compartimento e da capota, eventuais fugas no dispositivo de servofreio, reservatório de líquido de travões e do seu nível e partes do sistema de direção.

 

INTERIOR DO VEÍCULO

 

Objetivo

Verificar as condições técnicas do equipamento e acessórios existentes no interior do veículo, para confirmar o estado do veículo.

 

Inspeção

O Inspetor verifica visualmente o habitáculo; a direção; os pedais de manobra na condução; o sistema antirroubo; o banco do condutor; os bancos dos passageiros; as portas; as saídas de emergência; os sistemas de ventilação, aquecimento e cortinas; a sinalização sonora e luminosa interior; os painéis de separação em veículos de mercadorias; o velocímetro; o conta-quilómetros; o avisador sonoro.

 

Habitáculo

  • O estado de limpeza do habitáculo, em particular quando se trate de transporte público de passageiros.
  • O estado do piso do habitáculo, nomeadamente nos veículos de transporte público de passageiros.

 

Direção

  • O estado do volante (eventuais reparações ou modelo não regulamentar)
  • Posições do volante quando as rodas estão direitas
  • A fixação do volante (um deslocamento excessivo do centro do volante para cima ou para baixo, significa fixação defeituosa)
  • Folgas do volante (oscilando ligeiramente à esquerda e à direita num plano perpendicular à coluna de direção sem provocar o virar das rodas diretrizes)
  • Estado da coluna de direção (exercer alternativamente tração e compressão no volante).
  • Verifica o funcionamento do sistema de apoio à direção (direção assistida), desligando/ligando o motor.

 

Pedais de manobra na condução

  • Verificar o estado e as condições anti escorregamento.

 

Sistema Antirroubo

  • Verificar o bom estado de funcionamento (para o efeito deve ser tomado em consideração o tipo de sistema. No caso de atuar sobre a direção deve ser verificado o bloqueio da mesma quando é retirada a chave de ignição).

 

Banco do condutor

  • Verifica o estado de conservação, fixação, mecanismo de regulação, dimensões e espaçamento.

 

Bancos dos passageiros

Verifica:

  • Se o número de lugares corresponde com a documentação do veículo.
  • A fixação dos bancos à estrutura.
  • A adequação à sua função.
  • Que não apresentem nenhum elemento deteriorado a solta que possa causar lesões aos ocupantes do veículo.
  • A acessibilidade a lugares posteriores.

 

Portas

  • No caso dos autocarros providos de portas com comando pneumático, controla-se o sistema de abertura e fecho das mesmas, verificando se o (s) reservatório (s) está (ão) sob pressão, através do manómetro existente no veículo.
  • Para todos os casos verifica-se a condição de abertura e fecho e o sistema de abertura e fecho das portas.

 

Saídas de emergência (veículos de transporte público de passageiros)

  • Verifica-se a existência de saídas de emergência e as condições de sinalização e visibilidade para os passageiros bem como se são de modelo homologado.
  • Verifica-se a existência de martelos de quebra de vidros nos veículos.

 

Sistemas de ventilação, aquecimento e cortinas (transporte público de passageiros)

  • Verifica-se a existência de cortina de proteção solar para os passageiros.
  • Verifica-se a existência e funcionamento do sistema de aquecimento ambiente.
  • Verifica-se a existência e funcionamento do sistema de desembaciador do para-brisas.
  • Verifica-se a existência e funcionamento do sistema de ventilação ambiente.

 

Sinalização sonora e luminosa interior

  • Verifica-se a existência e funcionamento da sinalização sonora e luminosa de aviso aos passageiros.

 

Painéis de separação em veículos de mercadorias

  • Verifica-se a conformidade e estado de fixação do sistema.
  • Verifica-se nos veículos ligeiros de transporte público de passageiros (TAXI) a conformidade do modelo e as condições de fixação e conservação.

 

Velocímetro

  • Verifica-se o velocímetro ou controlador de velocidade, funcionamento e escala em quilómetros obrigatoriamente

 

Conta-quilómetros (odómetro)

  • Verifica-se o funcionamento e a grandeza medida. Na ficha de inspeção deve ser colocado o valor lido em Kms e em observações a indicação de que também lê em Milhas.

 

Avisador sonoro

  • Verifica-se o funcionamento do avisador sonoro. Verificar, caso exista avisador pneumático, a existência e funcionamento do comutador.

 

DISPOSITIVO MECÂNICO DE ENGATE

 

Objetivo

Verificar as condições técnicas e o estado de funcionamento e manutenção do dispositivo de engate entre o veículo trator e o reboque ou semirreboque.

 

Dispositivo de Engate

Os dispositivos de engate a instalar em veículos Ligeiros devem estar devidamente homologados.

 

Outros Requisitos

Os dispositivos mecânicos, pneumáticos e elétricos de ligação entre um veículo trator e o seu reboque devem ser compatíveis.

 

INSTALAÇÃO ELÉTRICA

 

Objetivo

Verificar o estado e condição da Instalação elétrica do veículo, incidindo as verificações sobre a bateria, cabos, ligações e as proteções.

Verificar a existência e adequada instalação das ligações para a conexão com o reboque e semirreboque.

 

Inspeção

A Inspeção da instalação elétrica incide sobre:

 

Bateria

  • Fixação
  • Ligações
  • Proteção das ligações

 

Cabos

  • Ligações
  • Condição de fixação e proteção da cablagem
  • Estado dos cabos

 

Ligações (conexões)

  • Estado das conexões
  • Estado das fixações
  • Proteção contra curto-circuitos

 

Proteções (fusíveis)

  • Ausência
  • Calibre de proteção incorreto

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