A Inspeção Periódica Obrigatória, tanto a primeira como as subsequentes, tem como prazo limite para a sua realização o dia e o mês correspondentes à matrícula inicial da viatura e deve ser efetuada com a periodicidade determinada na lei.

A inspeção periódica visa confirmar com regularidade a manutenção das boas condições de funcionamento e de segurança dos veículos, de acordo com as suas características originais homologadas, ou as resultantes de transformação autorizada nos termos do artigo 115.º do Código da Estrada.

Todos os veículos devem ser apresentados às respetivas inspeções até ao dia e mês do registo da matrícula, podendo a primeira inspeção periódica de veículos e as subsequentes serem realizadas durante os 3 meses que antecedem essa data (Decreto-Lei n.º 144/2012).

Sabia que...

 

 

 

 

 

  • As inspeções periódicas feitas a viaturas de matrícula estrangeira só são válidas no país onde foram realizadas?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • inspeção periódica automóvel é realizada por um inspetor licenciado para o efeito. A realização de uma inspeção periódica obrigatória tem a duração média de 15 minutos para os veículos ligeiros e de 30 a 40 minutos para os veículos pesados?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • inspeção periódica de veículos é efetuada com a colaboração do condutor do veículo, pelo que é necessário que acompanhe a sua realização?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • As inspeções são realizadas dentro do horário de funcionamento afixado nos centros. Os centros funcionam à hora de almoço e ao sábado de manhã?

INSPEÇÃO PERIÓDICA FORA DO PRAZO

A circulação de veículos com a inspeção fora de prazo é punida por lei.

Relacionados

  • O Que Inspecionamos

    Quer saber O Que Inspecionamos durante uma inspeção automóvel? Descubra no nosso site os 8 passos que garantem uma inspeção de sucesso.

    Saiba mais
  • O que é a Inspeção Facultativa?

    Na Controlauto, já pode fazer uma revisão automóvel sempre que o seu veículo necessitar. A inspeção facultativa permite-lhe avaliar o estado da sua viatura para que possa sempre circular em segurança. Conheça agora o serviço de inspeções facultativas Controlauto!

    Saiba mais
  • Quais as Categorias de Carta de Condução?

    Em Portugal, qualquer cidadão pode tirar a carta de condução caso cumpra os requisitos exigidos por lei: residir em Portugal, possuir aptidão física e mental, saber ler e escrever e ter a idade mínima definida. As diferentes categorias de carta de condução podem exigir idades mínimas distintas, e habilitam o condutor a conduzir diferentes tipos de veículos. Cada categoria possui a sua especificidade. Veja abaixo quais são!

    Saiba mais
  • Quais são os tipos de Seguros Auto?

    Existem vários tipos de seguro pelos quais pode optar – sendo que pelo menos um é obrigatório: o seguro de responsabilidade civil (popularmente conhecido como “seguro contra terceiros” ou “seguro obrigatório”).

    Saiba mais