Bem Vindo(a) à Controlauto

Aveiro, Costa Nova

Aveiro tem uma identidade muito própria: entre os canais e a arquitetura noveau, as cores vibrantes e as praias convidativas, há muito para explorar nesta Veneza Portuguesa. Se vai visitar esta bela cidade no norte de Portugal e procura saber o que fazer e o que visitar em Aveiro, está no sítio certo! Trazemos-lhe 5 opções que não pode perder para desfrutar ao máximo da Costa Nova, esse lugar tão único.

 

Aveiro, Costa Nova sobressai por ser uma pequena península entre o estuário da ria e o oceano. Palco das famosas casinhas às riscas e cenário de fotos de turistas a passear em gôndolas, a Costa Nova oferece uma experiência única e marcadamente portuguesa a quem a visita.

 

Trata-se de um local que conta a história de uma tradição piscatória em cada canto e que é a casa de vários monumentos religiosos de referência. Com uma localização privilegiada junto à praia, este é um recanto que deslumbra e oferece um pouco de paz interior a quem por lá passa. Fique a conhecer as 5 coisas que precisa mesmo de fazer em Aveiro, quer a sua preferência seja explorar ou descansar.

 

Passear de Barco na Ria

 

Esta é uma das atividades mais características - e diríamos mesmo imperdíveis - de Aveiro, Costa Nova. Afinal, não é todos os dias que temos a oportunidade de passear num moliceiro e apreciar a calma da cidade. Para além das cores alegres e dos nomes pitorescos, a experiência vale pela exploração dos canais da cidade: os principais são o Canal Central, o Canal do Côjo, o Canal das Pirâmides e o Canal de São Roque.
 

Antigamente, os moliceiros eram instrumentos de auxílio da apanha do moliço, uma alga usada para fertilizar as terras. Já o mercantel, um barco maior em que também é possível passear, servia para o transporte de sal e mercadorias. Passear nestes barcos é voltar atrás na história e apreciar os costumes antigos desta cidade.

 

Visitar o Farol da Barra

 

Sabia que este é o farol mais alto de Portugal? Quando foi construído, era também o sexto maior do mundo. Hoje está em número 26, mas continua a ser o segundo mais alto da Europa. Imponente e convidativo, projeta um feixe luminoso a 40 quilómetros de distância que durante muitos anos orientou os marinheiros que por aí passavam.

 

Também conhecido como “O Farol de Aveiro”, o Farol da Barra (junto à praia da Barra) está recheado de história e encanta todos os que passam por Aveiro, Costa Nova. A sua construção começou em 1885 com o engenheiro Paulo Benjamim Cabral e foi concluído em 1893 pelo eng. Maria de Melo e Mattos. Em 1929, sofreu grandes restaurações.

 

Uma das grandes estrelas de Ílhavo, o Farol recebe anualmente milhares de turistas. A vista por fora é linda e proporciona fotos incríveis, mas o melhor é mesmo subir os 288 degraus do farol para encontrar uma paisagem costeira única, a 62 metros de altura.

 

Tirar fotos junto aos Palheiros

 

Vermelho, verde, azul, amarelo: quem nunca viu os famosos palheiros da Costa Nova ao vivo não pode perder a oportunidade de os apreciar e, claro, tirar algumas fotografias. Um verdadeiro símbolo mundial da cidade, as suas cores não deixam ninguém indiferente. Há quem diga que possuem este padrão vibrante para que pudessem ser distinguidos em dias de nevoeiro; outros contam que as riscas coloridas identificavam as casas perante o olhar possivelmente embriagado dos seus donos.

 

Estas casinhas pitorescas nem sempre tiveram estas cores vibrantes: foram originalmente construídas pelos pescadores que ali se estabeleceram para ser usadas como armazéns de alfaias da pesca, exibindo tons de vermelho ocre e preto. Com o tempo, construíram-se divisões interiores e passaram a ser usados para habitação durante o verão, atraindo as famílias que visitavam a península.

 

Aproveitar a praia

 

Em Aveiro, Costa Nova há duas praias, e ambas são ótimas para explorar, nadar e até praticar desportos náuticos. Pode fazer um piquenique, caminhar ou ir a banhos na Praia da Costa Nova ou na Praia da Barra. Onde uma termina a outra começa delineando a zona costeira e oferecendo ao olhar uma paisagem belíssima.

 

Existem também várias opções para os amantes de atividades como barcos a motor, windsurf, bodyboard, kitesurf, surf, vela e até pesca desportiva. Durante o verão, a zona balnear de Aveiro enche-se de visitantes e é palco de várias animações e de uma vida noturna bastante completa com bares e festas.

 

Visitar o Museu Marítimo de Ílhavo

 

Este é um museu sobre a história marítima local, que tem muito para ensinar sobre a pesca do bacalhau. Ideal para os visitantes mais curiosos, leva-nos a perceber como as populações antigas viviam da atividade piscatória, convidando-nos a acompanhar os pescadores em inúmeras aventuras.

 

Poderá encontrar embarcações em tamanho real, um enorme aquário de bacalhaus com 120 metros cúbicos de água que reproduz o habitat desta espécie tão familiar da cultura portuguesa, e até o Navio-Museu Santo André, uma autêntica peça museológica na sua forma original.

 

Agora que sabe o que ver em Aveiro, uma das nossas 10 cidades a visitar em Portugal, atreva-se a partir à descoberta desta cidade tão especial. Aprecie as cores, o mar e as vistas - e não se esqueça de trazer uns ovos moles.

 

 

 

 

Relacionados