Bem Vindo(a) à Controlauto

Ilha da Madeira

A ilha da Madeira, também conhecida por ‘Pérola do Atlântico’, é um destino cheio de encantos, beleza natural e bastante versátil, pois lá pode encontrar as mais diversas paisagens de praias, jardins cheios de cor e perfumes, montanhas e ainda as famosas piscinas naturais da Madeira.

 

Situado mesmo no meio do oceano Atlântico, este arquipélago que junta cidade e serra como nunca antes visto, é visitado por muitos turistas ao longo do ano, principalmente durante o verão, graças ao seu clima subtropical. Este grande tesouro de Portugal, também conta com uma gastronomia invejável, já para não falar dos vinhos, reconhecidos a nível mundial.

Se pretende conhecer bem a ilha, conte com uma semana e tendo em conta a qualidade das estradas, nada melhor do incluir no seu roteiro pela ilha da Madeira, uma bela viagem de carro, a melhor maneira de conhecer todos os segredos deste destino a 1h e 30 de Portugal continental. 

 

Roteiro Madeira: 10 lugares a não perder

 

Existem inúmeros motivos para conhecer a ilha da Madeira, mas abaixo vai encontrar uma seleção de 10 lugares que não pode mesmo deixar de fora do seu roteiro pela Madeira:

  • Piscinas naturais Madeira: localizadas em Porto Moniz, mesmo numa ponta da ilha, pode encontrar as famosas piscinas naturais, no meio das rochas vulcânicas. Apesar de já não serem completamente naturais, pois por uma questão de segurança foram construídas escadas, passadiços e outras infraestruturas, não deixe de dar um mergulho perto das lavas solidificadas das erupções vulcânicas.

 

  • Levadas: faça uma caminha pelas levadas da Madeira. As levadas são canais criados para ajudar a levar a água da parte norte da ilha, onde a queda de chuvas é mais frequente, para a zona sul. Atualmente, muitas destas levadas, foram aproveitadas e também transformadas em caminhos pedestres. Escolha a que melhor se adapta a si, pois elas têm diferentes distâncias, durações e dificuldades. Se não for de grandes aventuras, experimente fazer a Levada dos Balcões, tem apenas 3 km, e para além de curta é bastante bonita.

 

  • Ponta de São Lourenço: conheça o extremo oriental da ilha da Madeira e explore a Ponta de São Lourenço, o lugar perfeito para os fãs das caminhadas, onde pode encontrar um caminho de 8km, ida e volta. Aprecie toda a paisagem natural, assim como a fauna e flora da ponta onde Gonçalves Zarco atracou o seu barco quando descobriu a Madeira. Não deixe de subir até ao miradouro da Ponta do Rosto.

 

  • Santana: é uma paragem obrigatória, pois aqui vai encontrar as casinhas típicas da ilha da Madeira, dignas de um postal. Apesar de já não existirem muitas destas casas coloridas cobertas de colmo, na praça central pode encontrar algumas recuperadas e podem ser vistas por dentro.

 

  • Pico do Areeiro: é o terceiro pico mais alto da ilha da Madeira e é acessível de carro ou para os mais corajosos, podem sempre optar por fazer uma caminhada se preferirem, e desfrutar das maravilhosas paisagens. Um conselho: para além da máquina fotográfica, leve também roupas quentinhas, pois vai precisar!

 

  • Funchal: com mais de 100.000 habitantes, esta é a capital e a maior cidade da Madeira. Passeie pelo centro histórico e visite o Museu de Arte Sacra, o teleférico do Monte, as adegas de Blandy, dê uma voltinha num carro de cesto e vá até ao famoso Mercado dos Lavradores, onde pode encontrar toda a variedade de frutas, verduras, flores e produtos típicos da região, como a Poncha, a sopa de trigo, o bolo do caco e o maracujá banana.

 

  • Pico Ruivo: é o ponto mais alto da ilha da Madeira, com 1.862 metros de altitude. Para chegar até ao Pico Ruivo terá de ser através de um percurso pedestre. Opte pelo trilho que vai da Achada do Teixeira até ao Pico Ruivo, pois são apenas 2,8km e é dos percursos mais fáceis, já para não falar que vai poder desfrutar de paisagens deslumbrantes se o céu estiver limpo, por isso aproveite para tirar umas fotografias de recordação.

 

  • Câmara dos Lobos: localizada às portas do Funchal, esta vila piscatória, é o local perfeito para experimentar bom peixe e marisco. Considerada uma das povoações mais tradicionais da Madeira, esta vila pitoresca tem um centro histórico encantador e super colorido, graças aos seus barcos de pesca.

 

  • Curral das Freiras: esta pequena aldeia da ilha da Madeira, isolada até 1959, destaca-se pelo facto de estar rodeada por várias montanhas vulcânicas. Para conseguir ter noção do tamanho de Curral das Freiras, pode ir até ao Miradouro da Eira do Serrado, onde vai encontrar uma vista fascinante. Experimente as especialidades locais, como a ginja e a sopa de castanhas.

 

  • Miradouro Cristo Rei: na Ponta do Garajau, encontre o Cristo Rei de Garajau e deslumbre-se com um cenário azul incrível sobre o mar. Daqui vai ter uma vista panorâmica sobre o oceano Atlântico, a Reserva Natural do Garajau, a baía do Funchal e ainda Caniço de Baixo.

 

 

Aventure-se pela ilha da Madeira, pegue no carro e descubra todos os cantos e recantos desta beleza do nosso magnífico país. Não se esqueça, que apesar das viagens serem um momento de relaxamento e aventura, deve sempre respeitar as medidas de segurança rodoviária.

Relacionados