Bem Vindo(a) à Controlauto

O Que Fazer em Braga?

Todos conhecem a expressão “ver Braga por um canudo”, mas e a cidade em si, será que conhece realmente?

Esta é uma cidade, localizada no norte do país, capital do Minho, e conta já com mais de 2.000 anos de história. Inicialmente fundada com o nome Bracara Augusta, é uma das cidades mais antigas de Portugal e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo. Constituída por muitas igrejas, é por isso, muitas vezes, apelidada de “Roma Portuguesa”.

A seguir a Lisboa e Porto, é também a terceira maior cidade do nosso país, e considerada por muitos como um destino de turismo de excelência. No entanto, para além dos monumentos e festas religiosas, se não sabe o que fazer em Braga, aventure-se pela cidade e explore os todos os seus cantos e recantos, as ruas estreitas, as inesquecíveis praças, a sua rica gastronomia e as tradicionais peças de artesanato.

 

Visitar Braga

 

Qualquer altura é boa para visitar Braga. No entanto, tenha atenção à época de chuvas, pois pode privá-lo de fazer o que tem planeado ou ficar mais retraído e não aproveitar os memoráveis passeios em Braga ao máximo, visto que os sítios mais interessantes de visitar se localizam no centro histórico e pode fazer grande parte do percurso a pé.

Se quiser tirar o máximo partido da cidade, pode aproveitar e visitá-la enquanto decorrem 3 dos eventos mais importantes da cidade:

  • Braga Romana: Este evento, que por norma ocupa uma semana, decorre entre o mês de maio e junho. Tem como objetivo homenagear os primeiros tempos da cidade fundada por César Augusto: Bracara Augusta. Aqui vive-se intensamente o universo romano, pois todos se vestem a rigor e recriam ao pormenor o quotidiano dos Bracaraugustanos. Pode ainda assistir a cortejos, peças de teatro, workshops, exposições e concertos. 
  • São João: Apesar de a festa ter uma duração de 11 dias, a noite principal é de 23 para 24 de junho. O São João de Braga, conhecido por ser a maior romaria do país, apresenta um programa cheio de animação, com concertos, cortejos, exposições e muito mais.
  • Bananeiro: Se quer um Natal diferente saiba que Braga tem as suas próprias tradições. O Bananeiro, começa antes de as famílias se juntarem para celebrar a Consoada, na tarde de 24 de dezembro, na Rua do Souto, uma das ruas mais animadas do centro da cidade. Para dar início à época natalícia, os habitantes trocam entre si votos de boas festas e celebram com um vinho moscatel e uma banana.

 

10 Locais a visitar em Braga

 

Se está a pensar visitar Braga, prepare bem o seu roteiro, porque o que não falta, são coisas para ver e fazer!

Vamos aqui destacar 10 locais a visitar em Braga, mas não deixe de ir mais além e de se aventurar por outros locais da cidade, que de certeza, também merecem a sua atenção:

 

- Santuário do Bom Jesus: um dos lugares obrigatórios e mais emblemáticos da cidade, é o Santuário do Bom Jesus, classificado em 2019 como Património da Humanidade pela UNESCO é constituído pelos inesquecíveis 573 degraus. A descer todos os santos ajudam, mas a subir pode contar com o apoio do Elevador do Bom Jesus, o funicular mais antigo do mundo, é o único que funciona com sistema de contrapeso de água.

Aproveite para conhecer a Basílica e o Parque do Bom Jesus, um belo jardim para relaxar e fazer um picnic.

 

- Mosteiro de Tibães: Considerado a antiga casa-mãe da congregação benedita portuguesa e fundado no século XI, é um belo exemplo da arquitetura religiosa portuguesa. Para além do interior da sua igreja se destacar pela sua luminosidade, o Mosteiro de Tibães é o único com 4 claustros. Não deixe de visitar os jardins, com uma capela e um lago, as salas do mosteiro e o museu.

 

- Sé de Braga: A expressão “mais velha que a Sé de Braga” tem a sua razão de ser, uma vez que se estima que este edifício tenha começado a ser construído no ano 400.  Considerado um dos ex-libris da cidade é também a mais antiga diocese de Portugal, por isso não deixe de admirar este monumento cheio de história e segredos para contar.  Para além da catedral, dê uma espreitadela ao Tesouro-Museu e às 4 capelas, onde pode encontrar o túmulo dos pais de D. Afonso Henriques.

 

- Jardim de Santa Bárbara: No seu roteiro dos passeios em Braga não pode faltar o magnifico Jardim de Santa Bárbara. Para além de ficar apaixonado por toda a sua beleza natural, a sua localização também é de perder a cabeça, pois está rodeado de edifícios históricos como o Paço Arquiepiscopal, a Reitoria da Universidade do Minho e o Largo do Paço.

 

- Arco da Porta Nova: Parece ironia, mas a verdade é que apesar do seu nome, não existe nenhuma porta. Construído em 1512, este arco tinha como objetivo fazer a ligação entre a cidade medieval e o exterior das muralhas. Ao passar pelo arco, aproveite para desfrutar da fachada frontal e traseira, onde pode ver uma estátua da Nossa Senhora da Nazaré.

 

- Palácio dos Biscainhos: Para além do museu e do jardim, visite também o Palácio, e surpreenda-se com os seus salões luxuosos. Criado em 1978, este palácio servia de habitação a membros importantes da nobreza portuguesa, e por isso, se fizer uma visita vai conseguir ter uma noção de como era o seu quotidiano.

 

- Casa dos Crivos: Não deixe de passar pela Casa dos Crivos, pois é o único exemplo vivo deste tipo de habitações típicas de Braga, onde podemos ver uma fachada coberta por gelosias. Criada entre os séculos XVII e XVIII, época em que a privacidade era de extrema importância, esta construção não permite ver o que se passa lá dentro e também ajuda a proteger o edifício do calor.

 

- Igreja de Santa Cruz: Passe por esta igreja encantadora, de estilo barroco e construída no século XVII. Reza a lenda que a rapariga que encontrar os 3 galos na fachada, já pode casar… No entanto, não pense que é fácil, pois é um verdadeiro quebra-cabeças.

 

- Santuário do Sameiro: Construído em 1863, este santuário mariano, dedicado à Imaculada Conceição, é responsável por atrair muitos peregrinos à cidade de Braga. Aproveite e faça uma visita ao Monte Sameiro, o ponto mais alto de Braga, e vislumbre uma paisagem de cortar a respiração, onde consegue ter uma vista panorâmica sobre a cidade.

 

- Theatro Circo: Fundado em 1914 e com capacidade de 1500 lugares, o Theatro Circo, é um dos mais bonitos teatros de Portugal e da Europa. Para além de assistir a um espetáculo, pode também fazer uma visita guiada, onde tem a oportunidade de conhecer a icónica sala de espetáculos principal, assim como os bastidores.

 

Cidades, vilas, ruas, ruelas, praças e largos: o que não falta no nosso país, são segredos por descobrir e paisagens deslumbrantes para apreciar. Viaje em segurança e conheça as 10 cidades a visitar em Portugal, da qual Braga não poderia, obviamente, ficar de fora.

 

Boas Viagens!

Relacionados