Bem Vindo(a) à Controlauto

Luzes do Painel

Acendeu-se uma luz no painel do seu carro e não sabe o que fazer? Fez bem em pesquisar: as luzes do painel acendem-se pelos mais variados motivos, desde o bloqueio de direção às pastilhas dos travões desgastadas e até a anomalias nos airbags. Fique a conhecer todos os essenciais sobre o significado das luzes do painel dos carros e saiba como agir.

 

A cor das luzes do painel: verde, amarelo ou vermelho?

 

Dependendo da cor, as luzes do painel podem significar vários tipos de problemas:

 

  • Vermelho: se a luz que acendeu é vermelha, refere-se a uma anomalia grave. Nestes casos, o procedimento seguro passa por encostar o carro o mais brevemente possível e chamar a assistência em viagem para que possam avaliar o problema.

 

  • Amarelo: se está a ver uma luz amarela, ela indica uma falha num sistema. Possivelmente vai precisar de recorrer a ajuda profissional, embora em alguns casos a solução seja tão simples quanto uma troca de peça ou de fluidos.

 

  • Verde: está a ver uma luz verde? Não se preocupe. Por norma, as luzes verdes, azuis e brancas são informativas, não indicando nenhuma avaria. Pode seguir viagem tranquilamente e tratar da causa que despoletou a luz mais tarde.

 

Significado das luzes do painel do carro mais comuns

 

São muitos os símbolos que se podem manifestar no painel de ferramentas, e nem todos são de interpretação óbvia. Explicamos-lhe o que significam e o que deve fazer perante algumas das luzes do painel do carro que acendem com mais frequência.

 

Refrigeração do motor

 

Quando esta luz se acende no painel do carro, significa que a temperatura no motor ultrapassou os limites normais. Deve parar o veículo e deixar o motor arrefecer antes de verificar o nível do líquido refrigerante, o funcionamento das ventoinhas e a tampa do radiador, confirmando também que não existem fugas do líquido.

 

Bateria

 

Este símbolo indica que a viatura está com pouca bateria ou que não está a carregar corretamente. Por norma, tal é sinónimo de um problema com a bateria ou com o alternador - aparelho responsável pelo carregamento da bateria e pela distribuição de eletricidade no carro. Consulte o seu mecânico o mais depressa possível - se a bateria descarregar e o motor parar, não conseguirá mover o carro.

 

Pressão ou nível do óleo

 

Esta luz indica que os níveis de óleo do carro estão abaixo do normal ou que houve uma redução na pressão. O que fazer? Para verificar o nível do óleo, deve parar, desligar o carro, e aguardar até o motor arrefecer. Levante depois o capô e confirme o nível do óleo, acrescentando até ao nível indicado no recipiente, se necessário. Caso a luz continue acesa, visite a oficina mais próxima.

 

Travões

 

Esta luz acende-se quando o travão de mão está ativado. Caso esteja continuamente acesa, pode ser sinal de que o nível de líquido dos travões é inferior ao adequado, de que existe uma avaria no sistema de arranque ou no travão de emergência BAS.

 

Pressão dos Pneus

 

Este indicador significa que um dos seus pneus está com pouca pressão. Deve parar numa bomba de gasolina ou estação de serviço para o encher assim que possível. É uma das luzes do painel do carro que mais se manifestam durante o Inverno.

 

Problema com o motor

 

Sempre que o carro é ligado, este símbolo acende. No entanto, caso não se apague de seguida, significa que o carro diagnosticou um problema em algum dos seus sistemas. Por as causas deste diagnóstico serem muito diversificadas, o melhor será consultar o seu mecânico para perceber o que se passa.

 

Luz Principal de Aviso

 

Esta luz significa que um ou mais sistemas de aviso foram detetados. Costuma acender-se em conjunto com uma outra luz de aviso.

 

Volante Bloqueado

 

Este indicador acende-se quando o seu volante se encontra bloqueado, não podendo ser movido. Para o desbloquear, deve colocar a chave na ignição e virá-la para uma outra posição enquanto vira o volante em qualquer direção.

 

Airbag

 

Quando este símbolo se acende, é sinal de que se passa algo com o sistema de airbags do seu carro. Deve visitar o mecânico o mais brevemente possível, pois em caso de acidente, poderá estar desprotegido. Recomenda-se que os airbags sejam trocados a cada 10 anos.

 

Agora que já está familiarizado com o significado dos símbolos do painel do carro mais comuns, partilhe com os amigos e guarde este artigo nos seus favoritos para quando precisar. Boa viagem!

 

Relacionados

)