Bem Vindo(a) à Controlauto

Tipos de veículos

Se está a pensar comprar ou mudar de carro, analise primeiro quais são os tipos de veículos que existem no mercado. Depois de ver as diversas opções, veja qual deles se adequa melhor a si, à sua família e ao seu estilo de vida, pois todos estes fatores vão pesar na sua escolha, quando chegar a hora de comprar um carro novo.

 

Que tipos de veículos existem?

 

A esta altura do campeonato a pergunta que se coloca é: que tipos de veículos existem? Qual é o mais adequado para mim? Quais são as diferenças entre eles?

Deve também fazer uma pequena reflexão sobre as suas necessidades e aquilo que valoriza mais num carro. É o design? O conforto? Os extras que o carro oferece? A performance do veículo? Ou a segurança?

Nós vamos ajudar e vamos indicar-lhe os diversos tipos de veículos que existem e consoante isso, decida qual o mais apropriado para si.

 

SUV

 

Este modelo tem vindo a crescer exponencialmente, e por isso, atualmente, pode encontrá-lo em qualquer marca. Os Sport Utility Vehicle, ou em português, veículos utilitários desportivos, estão preparados para circular em autoestrada e também em estradas com curvas acentuadas. Para além disso, ainda conseguem transportar até 5 pessoas, e graças à sua bagageira, pode ainda levar o seu animal de estimação e malas de viagem.

 

Monovolume

 

É a opção mais aconselhável para famílias numerosas. Este tipo de veículo caracteriza-se por ser mais prático, pois é mais fácil de aceder ao interior do carro, existe mais espaço no habitáculo, modularidade dos assentos e tem mais espaço de carga. No entanto, gasta mais combustível que os veículos tradicionais, são mais caros e certamente, pelo seu tamanho, terá mais dificuldade em estacionar.

 

Sedan ou Berlinas

 

Há quem lhes chame sedan ou sedã. Este é provavelmente o formato que associamos ao carro moderno e tradicional. Tem um preço acessível, uma vasta gama de modelos, e é um veículo confortável e estável. Este automóvel adapta-se tanto aos seus trajetos do dia-a-dia como à autoestrada, e ainda vem equipado com tecnologias avançadas e interiores modernos.

 

Carro comercial

 

Muito utilizado por empresas, onde o carro é uma ferramenta de trabalho e não apenas um meio de transporte, este tipo de veículo apresenta algumas vantagens quando comparado com um automóvel convencional. Entre esses benefícios destacam-se o seu preço, pois nestes carros o IVA pode ser dedutível, tem tecnologias mais avançadas ao nível da conectividade, possibilitando o contacto permanente entre o colaborador e a empresa. Mais importante, transportam de forma segura as mercadorias, pois apresentam compartimentos de arrumação, divisórias e grelhas de proteção.

 

Carro desportivo

 

Indicado para quem gosta de emoções fortes ao volante e para quem acredita que conduzir é mais que um prazer, os carros desportivos são uma ótima opção. Para além da sua excelente performance, estes veículos também apresentam um estilo diferente, que se distingue a quilómetros de distância. No entanto, é importante referir que apesar da sua potência de aceleração e do barulho do motor, existem leis que devem ser cumpridas, por isso respeite sempre o limite de velocidade e cumpra todas as indicações para uma condução defensiva.

 

Citadino ou compacto

 

Estes automóveis são conhecidos por serem práticos, eficientes e acima de tudo, pequenos. No entanto, não é por isso que deixam de ser equipados com o melhor que a tecnologia tem para oferecer. Para além disso, os preços dos compactos são bastante competitivos e o consumo de combustível também é económico. É importante referir que este modelo tem vindo a evoluir imenso, principalmente no que toca ao espaço no habitáculo para os passageiros.

 

Microcarro

 

Também conhecidos por “mata-velhos” ou “papa-reformas”, estes quadriciclos, apesar de terem sido pensados para os mais idosos, conquistaram os mais jovens, graças à evolução que existiu no seu design, ou seja, linhas mais modernas e desportivas. Muitos dos jovens de 16 anos optam por este tipo de veículo, pois têm receio de conduzir motociclos ou scooters. Os microcarros não podem circular em autoestradas nem em vias equivalentes.

 

Outros tipos de veículos

 

Atualmente, não é só o tamanho que ajuda a distinguir os diversos tipos de veículos. Com as preocupações ambientais, também o tipo de consumo dos automóveis passou a entrar nesta batalha. Entre esses modelos, destacam-se:

  • Carro elétrico: amigos do ambiente, estes veículos não gastam combustível, e em algumas zonas não pagam parquímetro. No entanto, o seu preço de venda é mais elevado que um automóvel tradicional. Para além disso, ainda apresentam pouca autonomia e por isso, só são aconselhados para quem faz viagens curtas.
  • Carro híbrido: este modelo combina dois tipos de energias: um motor de combustão e um motor elétrico. As suas emissões de CO2 são mais reduzidas que um carro tradicional, assim como o seu consumo de combustível. Contudo, o seu preço de aquisição ainda é mais elevado que que os automóveis habituais.

 

Agora que já conhece os diferentes tipos de veículos que temos à nossa disposição no mercado, faça a escolha acertada, seja ela um SUV, um microcarro ou até uma carrinha, o que importa, é que se sinta confortável e seguro!

 

Relacionados

  • Condução Defensiva

    Prevenir e evitar acidentes é a máxima de uma Condução Defensiva. Aprenda com Controlauto como melhor a sua condução tornando-a mais segura.

    Saiba mais
  • Carros híbridos – Vantagens e desvantagens

    Para muitos, o conceito de carro híbrido ainda não está muito definido nem claro, para outros, ainda é uma ‘coisa do futuro’. Mas enganam-se, pois, os carros híbridos já fazem parte do nosso dia-a-dia, e existem cada vez mais marcas a apostar neste modelo, uma vez que vieram colmatar uma falha no mercado automóvel, onde apenas existiam soluções de veículos convencionais, movidos através de combustíveis fósseis e os totalmente elétricos.

    Saiba mais
  • Carros elétricos: Vantagens e desvantagens

    Se está a pensar comprar um veículo elétrico, mas está indeciso, pois não sabe as implicações que esta compra vai causar na sua vida ou ainda desconhece o conceito de carros elétricos e as suas vantagens e desvantagens, leia este artigo e pense duas vezes.

    Saiba mais