Bem Vindo(a) à Controlauto

Conduzir de chinelos

Com a chegada do verão ou até logo nos primeiros dias de sol, é impossível não pensar em ir dar um mergulho à piscina ou um passeio à praia. Para muitos portugueses, a época do verão também é sinónimo de férias.

É bastante frequente ter de fazer uma viagem de carro, mesmo que seja de curta distância, para se deslocar a uma praia, piscina ou até ao seu destino de férias.

 

O calor e as férias pedem um look mais descontraído, prático e fresco e, como não podia deixar de ser, muitas vezes o uso de chinelos é quase imprescindível, certo? Afinal de contas, quem não gosta de andar com os pés ao léu quando o calor começa a apertar?

 

No entanto, com a chegada do verão, chega também o eterno dilema: é permitido conduzir de chinelos? Ou afinal é mesmo verdade que é proibido conduzir de chinelos? O que devo fazer?

 

Conduzir de chinelos dá multa?

 

E a dúvida permanece: conduzir de chinelos dá multa ou não?

 

Para começar, o melhor é perceber o que realmente diz a lei portuguesa. O que podemos encontrar no Código da Estrada, no ponto nº2, do artigo 11 é o seguinte:

 

Os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer atos que sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança.

 

Posto isto, podemos dizer que não há nada no Código da Estrada que determine o tipo de vestuário e/ou calçado que deve ser usado durante os momentos de condução.

 

É proibido conduzir de chinelos? Não!

 

No entanto, apesar de ser permitido conduzir de chinelos, deve evitar o seu uso enquanto conduz, por uma questão de segurança, pois estes podem de alguma maneira, prejudicar a sua condução. Por isso, sim, pode-se conduzir de chinelos, mas é importante apelar ao bom senso, avaliar a situação e perceber se este será mesmo o melhor calçado para utilizar enquanto se conduz.

 

Para que perceba melhor esta questão, é importante referir que um chinelo danificado, mal calçado ou até com areia, pode afetar a sua manobra, mesmo que conduza a uma velocidade reduzida, e dar origem a um acidente de carro. Por uma questão de tração, recomendamos que utilize um calçado confortável e apto para conduzir em segurança. Para garantir uma condução segura, é essencial ter o controlo total dos pedais, para que possa agir com destreza e rapidez, numa situação de emergência.

 

Já sabe, desde que não prejudique a sua condução, é permitido conduzir de chinelos, e aos olhos da lei não está a cometer nenhuma contraordenação e por isso não pode ser sujeito ao pagamento de uma coima. No entanto, não se esqueça de ser cauteloso e de praticar uma condução defensiva.

 

 

Relacionados

  • Acidente de Carro

    A Prevenção de Acidentes de Carro é um conceito essencial na segurança rodoviária. Saiba como evitar sinistros e conduzir em segurança, com Controlauto!

    Saiba mais
  • Viagem de Carro

    Vai fazer uma viagem de carro? Saiba como tornar a sua viagem mais segura e confortável. Descubra as melhores dicas para viajar de carro com a Controlauto.

    Saiba mais
  • Condução Defensiva

    Prevenir e evitar acidentes é a máxima de uma Condução Defensiva. Aprenda com Controlauto como melhor a sua condução tornando-a mais segura.

    Saiba mais
)