Bem Vindo(a) à Controlauto

Autocaravana Portugal

Quem nunca sonhou alugar ou comprar uma autocaravana e partir numa viagem mágica, recheada de paz e natureza? Se procura começar com um passeio de autocaravana em Portugal, chegou ao sítio certo. Contamos-lhe quais são dos melhores destinos e parques para autocaravanas e falamos das vantagens desta modalidade cada vez mais popular.

 

Onde ir de autocaravana em Portugal?

 

Portugal é um ótimo país para explorar de autocaravana. Fique a conhecer alguns dos locais preferidos dos campistas.

 

 Gerês

 

Paisagens montanhosas de sonho, verde até onde a vista consegue alcançar e muito, muito sossego. Assim é o Parque Nacional da Peneda, no Gerês, considerado uma Reserva Mundial da Biosfera. Casa de várias espécies autóctones, é o lugar ideal para os amantes da Natureza. Há trilhos pedestres, miradouros com vistas lindíssimas perfeitos para parar e apreciar e experiências absolutamente inesquecíveis.

 

Costa Vicentina

 

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina estende-se por mais de 100km, desde Porto Covo até à Costa Algarvia. É a viagem perfeita para quem adora praia e caminhadas!

 

Litoral Algarvio

 

De Sagres a Lagos e a Tavira, esta é outra viagem ideal para os amantes dos banhos de mar e das paisagens costeiras. Há muito por explorar no litoral algarvio, e a melhor parte é que vai encontrar muitos outros caravanistas com quem partilhar experiências.

 

Os melhores parques para autocaravanas

 

Se vai viajar de autocaravana em Portugal, é importante que defina os locais onde vai dormir antes de se fazer à estrada. Segundo a lei, no nosso país é permitido pernoitar em parques de campismo, parques de autocaravanas e estacionamentos públicos, embora a última opção seja a menos desejável.

 

Parque Cerdeira

 

Em Terras de Bouro, no Gerês, o Parque da Cerdeira oferece alojamento para campistas há mais de 20 anos. Fica dentro do Parque Nacional Peneda-Gerês, onde a natureza deslumbra todos os dias, e tem restaurante, chuveiros quentes e wi-fi gratuito.

 

Cepo Verde

 

Situado em Gondesende, Bragança, este é um recanto acolhedor e familiar para campistas no Parque Natural Montesinho. Fica a 25 minutos de carro da cidade medieval de Bragança, que vale a pena explorar, e tem um restaurante local com refeições caseiras.

 

OHAI Nazaré

 

Localizado na Nazaré, este é um espaço dedicado ao glamping, um conceito que junta o campismo ao glamour. O OHAI Nazaré fica numa reserva ecológica muito perto das praias e tem piscina, parque aquático para as crianças, restaurante, bar, massagens e aluguer de bicicletas, entre outros.

 

Orbitur Valverde

 

Fica em Lagos, no Algarve, perto de uma reserva natural e a 3km de uma das mais conhecidas praias do Algarve, a Praia da Luz. O local é verde e agradável, há uma piscina, um parque para os miúdos, seis prédios de chuveiro e um restaurante.

 

Dicas úteis para passeios de autocaravana

 

Como garantir uma viagem tranquila e agradável? Deixamos alguns conselhos.

  1. Informe-se sobre os custos. Se vai viajar de autocaravana, é importante informar-se sobre os consumos e custos de serviços. Para além dos preços dos parques de campismo, é útil saber que as caravanas correspondem à Classe II no momento de fazer contas às portagens.
  2. Planeie, sempre. Onde dormir? Onde comprar comida? Onde fazer despejos dos resíduos e encher o depósito da água? Quando se viaja com uma autocaravana, em Portugal ou em qualquer outra parte do mundo, é importante saber estas coisas de antemão. Vai poupar tempo e dores de cabeça. Algumas apps mobile, como é o caso da Park4Night ou da Caravanya, podem ajudar imenso neste aspeto.
  3. Evite altas velocidades e travagens bruscas. Quando viajar de autocaravana, mantenha uma velocidade moderada (por volta dos 80-90km/h). Evite também acelerações fortes, por uma questão de segurança e para conseguir poupar combustível. Porque é um veículo maior e mais pesado, é igualmente importante que preste especial atenção ao trânsito e à distância entre o seu veículo e o da frente, para que possa sempre travar de forma suave - as travagens bruscas são particularmente desconfortáveis quando viajamos com a casa às costas.
  4. Não se esqueça dos imprescindíveis. Documentação (carta de condução, certificado de seguro, etc), extintor, líquido de refrigeração, óleo do carro, calços de roda, espelhos de reboque, colete fluorescente, essenciais de sinalização… E, claro, água, roupas de cama, comida e um baralho de cartas!
  5. Viaje com mais do que um condutor. Conduzir pode ser cansativo, principalmente se falamos de viagens longas e de uma caravana, cuja condução é diferente da de um carro. Ao viajar com mais do que um condutor, torna-se mais fácil garantir que todos têm o descanso necessário e que aproveitam o passeio sem stress.
  6. Espere imprevistos. Acontecem sempre, mas quando se está numa autocaravana no meio do nada podem ser particularmente incomodativos. Pneus furados, problemas no motor, polícia ou barulhos inesperados são apenas alguns exemplos. Nestas situações, o mais importante é manter a calma e não deixar que estraguem a viagem - afinal, os imprevistos fazem parte.

 

Pronto para começar a viajar de Autocaravana em Portugal? Agora que já sabe algumas coisas sobre esta modalidade, organize um grupo divertido entre os amigos ou a família e preparem-se para uma road trip com tudo aquilo a que têm direito!

Relacionados

)