Imagem_Topo

Vivemos num país que tem a extraordinária sorte de ter algumas das melhores praias da Europa, e até do Mundo, numa mesma região: o Algarve.

Para muitos Algarve e férias são sinónimos, para outros um local de refúgio durante os meses de Inverno, onde o silêncio e a calma imperam. De qualquer das maneiras, não deixe de visitar este cantinho chamado Algarve, em Portugal.

Felicidade é desfrutar de algo excecional vezes sem conta, pelo que propomos uma descoberta, ou um regresso, a algumas das melhores praias do Algarve, no Sul de Portugal.

Se não sabe o que visitar no Algarve, mesmo com tanta beleza e lugares mágicos para conhecer, não desespere.  Mergulhe connosco neste roteiro pelo Algarve.

Praia de Odeceixe, Aljezur

Na fronteira entre o Algarve e o Alentejo, esta praia é consensualmente considerada como uma das melhores em Portugal.

Oferece as tranquilas águas de um rio e as energéticas ondas do mar à volta de um extenso e limpo areal, tudo cercado por uma belíssima paisagem e servido por equipamentos e serviços de apoio aos banhistas e visitantes.

Praia da Arrifana, Aljezur

É um dos paraísos do surf em Portugal, mas é muito mais. A enseada de altas escarpas cria um cenário espetacular, tanto no areal limpo e suave, como ainda mais intensamente no alto das falésias.

À volta, há várias opções para refeições e dormidas. O pôr-do-sol nesta praia tem fama de ser mágico e inesquecível.

Praia do Amado, Aljezur

Uma praia que conserva o espírito e a beleza selvagem da Costa Vicentina na sua pureza. Muito procurada por caravanistas e campistas, oferece ilimitadas oportunidades para passeios onde se desfruta dos encantos naturais ligados ao mar e à terra.

Um pedaço da cultura hippie ainda se mantém viva entre a diversidade de gentes que esta praia atrai.

Praia da Ponta Ruiva, Sagres

Aos surfistas deve-se a incessante procura de praias que permaneciam como tesouros secretos até há bem pouco tempo.

É o caso desta praia, ideal para sentir as emoções de se estar a abandonar as multidões e suas confusões para ir ao encontro de um pedaço de costa onde nos reencontramos connosco próprios e com a sempre fascinante presença das plantas autóctones e das formas geológicas brutais.

Praia da Ingrina, Vila do Bispo

Há praias que se tornam favoritas porque nos surpreendem por causa de algum pormenor. Pode ser por não estar sobrelotada no pico do Verão, ou por ser ideal para quem leva crianças, ou por se sentir uma profunda descontração no olhar e no coração.

É possível que, no caso desta praia quase “secreta”, seja possível ficar surpreendido por tudo isto ao mesmo tempo.

Praia do Camilo, Lagos

Pode-se ser pequeno e grande ao mesmo tempo? Sim, como se confirma ao visitar esta praia de pequena dimensão mas de beleza e emoções gigantes. Dada a sua popularidade, tem de se ir com um plano bem definido.

Se a ideia for a de encontrar lugar para ficar durante umas longas horas na época alta, então precisa de chegar muito cedo. Mas se o propósito for só o desfrutar da paisagem encantadora, então vá quando lhe apetecer. Satisfação máxima garantida.

Praia de Benagil, Lagoa

A fama mundial desta praia vem das grutas que a rodeiam. Em especial, o Algar de Benagil transformou-se num local de peregrinação imperdível e imparável.

A obra lentíssima da água e do vento, ao longo de muitos e muitos milhares de anos, criou um espaço com uma abertura no topo que desperta reações de pasmo e maravilhamento. Há mais beleza extraordinária nas redondezas, pelo que o mais difícil será conseguir repousar o olhar.

Praia dos Salgados, Albufeira

Perfeita para quem adora sentir o espaço aberto do areal junta à imensidão do mar. As famílias encontram o conforto, condições e segurança para desfrutarem das férias tranquilamente. E os casais, ou os solitários que nunca se sentem sós, podem fazer magníficas caminhadas junto à água.

A Lagoa dos Salgados é outro motivo de interesse que confere uma identidade única a esta zona.

Praia de São Rafael, Albufeira

Tudo nesta praia traz à fala a palavra charme.

É charmosa pela sua dimensão, charmosa pela suavidade da sua areia, charmosa pela limpidez das suas águas, charmosa pela beleza hipnótica das rochas, charmosa porque protege do vento e charmosa porque disponibiliza todo o conforto e segurança para se desfrutar ao máximo de tanto… charme.

Praia Verde, Castro Marim

Para quem gosta daquele tipo de férias onde se começa e acaba o dia na praia, em que se quer ter qualidade acima da média em todos os aspetos que garantem o conforto e a segurança para todas as idades, então esta praia é uma 1ª opção. Para além do vasto e cuidado areal e das águas translúcidas e apelativas a passeios e mergulhos, à volta há uma oferta de equipamentos e serviços de apoio que satisfazem o visitante mais exigente. Se é fã de águas quentinhas, saiba que nesta zona pode encontrar a melhor temperatura de água do Algarve.

Provavelmente, já conhece algumas das praias nesta lista, ou até todas. E, certamente, terá a sua própria e pessoalíssima lista das melhores 10 praias do Algarve, pois há dezenas e dezenas de praias algarvias espetaculares. Se for o caso, aceite os nossos parabéns. É bom saber que estamos na companhia de quem sabe apreciar o melhor que Portugal, e a vida, nos oferece.

Boa viagem, mantenha sempre uma condução defensiva, e tenha magníficos dias de praia!

Relacionados