Vai fazer uma viagem de carro na companhia do seu animal de estimação? Então este artigo é para si!
A Controlauto ajuda-o a encontrar a resposta a todas as suas dúvidas: o que defende a lei? O que é punível com coima? Como deve ser feito corretamente o transporte de animais de estimação?
Apesar do Código da Estrada, classificar animais como ‘carga’, não deixa de ser imprescindível que ao viajar com gatos e/ou cães, o transporte destes não afete a segurança e a condução, pois qualquer movimento imprevisível do seu animal de estimação pode dar origem a uma situação de perigo ou, em último caso, provocar um acidente.
Por sua vez, segundo o Decreto-Lei nº 315/2003, “o transporte de animais deve ser efetuado em veículos e contentores apropriados à espécie e ao número de animais a transportar tendo em conta o espaço, ventilação, temperatura, segurança e fornecimento de água de forma a salvaguardar a proteção dos mesmos e a segurança de pessoas e outros animais”.
Se a lei não for cumprida e se, ao viajar com animais de estimação, a sua condução seja posta em risco, assim como a segurança dos passageiros ou até mesmo do seu animal de estimação, saiba que poderá ser autuado com uma coima. Como tal, evite deixar o seu animal de estimação solto durante a viagem, pois a multa pode variar entre os 60€ e os 600€.
Quando viaja para o estrangeiro, deve ter em conta que cada país tem as suas próprias leis em relação ao transporte de animais de estimação e que, por isso, os valores das coimas também podem variar.
À semelhança do que acontece quando vai viajar com crianças, onde existem certas regras que devem ser cumpridas, quando viaja com animais de estimação, também estão estabelecidos certos requisitos que precisa de ter em consideração. Por isso, se vai viajar com gatos e/ou cães, considere as seguintes hipóteses:
Sempre que viajar com o seu animal de estimação, é importante que esteja sempre acompanhado do boletim de vacinas e do registo do animal.
Viajar com animais de estimação não é uma tarefa fácil. No entanto, existem certos truques que podem ajudar a descomplicar esta experiência. Tome nota:
Por vezes, as viagens de carro com animais de estimação, podem ser um verdadeiro desafio, pois estes associam a viagem de carro a algo negativo, como uma ida ao veterinário, por exemplo. É muito frequente, que durante as primeiras viagens de carro, os seus animais de estimação, sintam stress, ansiedade e indisposição, por isso é muito importante, que sejam cumpridas todas as regras de transporte de animais, para que todos possam viajar em segurança.
ANTES DE LER ESTE ARTIGO
E usufrua de uma leitura mais facilitada,
enquanto poupa a bateria
do seu smartphone
Os centros Controlauto mantêm o seu funcionamento habitual, de acordo com as medidas decretadas pelo governo.
Temos a sua disposição o serviço de marcação, onde pode escolher o centro que lhe for mais conveniente, assim como escolher o dia e a hora.
Os nossos centros estão preparados para o receber em segurança e prestar um serviço rápido e de qualidade.