Viajar com Crianças

As viagens em família deixam sempre boas lembranças, e caso os planos incluam viajar com crianças no carro é extremamente importante mantê-las entretidas para que a viagem não se torne incómoda para elas e, consequentemente, para si. Seguem abaixo algumas dicas para viajar de carro com crianças. São pequenas e simples atividades que poderão ser muito úteis, especialmente em viagens longas em que se passa muito tempo no carro.

SEGURANÇA: ANTES DE VIAJAR DE CARRO COM CRIANÇAS

Não há nada pior que estar na estrada, sem alternativas no caminho e perceber que esqueceu aquele item importante em casa. Nisto, as listas são excelentes aliadas. Veja aqui a lista Controlauto de atividades preventivas e itens que não podem faltar para viajar com crianças no carro:

  • Cadeira auto, cadeira de bebê ou assento elevatório: se precisa de mais informações sobre qual a opção ideal para os seus pequenos passageiros, pode consulte todos os detalhes sobre os grupos, idades e a legislação sobre cadeiras auto.
  • Manutenção Preventiva: uma manutenção para identificar desgastes e possíveis problemas no automóvel é fundamental antes de iniciar qualquer viagem, especialmente se viajar com crianças.
  • Mala de primeiros socorros: quem tem filhos ou lida com crianças diariamente sabe que os “doidóis” parecem surgir magicamente. Para viajar com crianças, o kit de primeiros socorros pode incluir um mimo para ajudar a lidar com a situação, como uma fruta ou um brinquedo!

VIAJAR DE CARRO COM CRIANÇAS – DICAS PRÁTICAS

  • Paragens regulares: faça paragens regulares para que não se sinta demasiado cansado e para que as crianças possam também descontrair os músculos e espairecer um pouco. Opte por pausas de 15 a 30 minutos a cada 2 horas de condução. Prevenir a fadiga é uma medida de segurança, principalmente tratando-se de uma viagem em família.
  • Roupas confortáveis e roupas extras: as roupas das crianças deverão ser práticas e confortáveis para que se sintam mais à vontade durante a viagem. Lembre-se também de levar roupas extras se forem crianças com menos de 6 anos.
  • Brinquedos favoritos: leve alguns dos brinquedos ou objetos favoritos das crianças para que elas se sintam “em casa” e se mantenham entretidas. Tenha em atenção o tamanho e quantidade de brinquedos para que não ocupem demasiado espaço ou lhe dificultem a visibilidade no trânsito. Uma outra estratégia (principalmente no caso de viajar com bebés) será levar também alguns novos brinquedos. A novidade irá diverti-los por alguns momentos.
  • Horários estratégicos: sempre que possível, viaje em horários mais favoráveis aos horários habituais das crianças. Viajar com crianças durante a hora da sesta ou à noite poderá ser uma boa opção para conseguir usufruir de viagens mais descansadas.
  • Snacks e água: tenha sempre comida e água em locais de fácil acesso. Leve pequenos snacks para que os ataques de fome não se tornem um motivo de conflito e desconforto.

BRINCADEIRAS PARA FAZER NO CARRO

Ao viajar de carro com crianças ou viajar com bebés, há sempre o risco que fiquem impacientes e causem desconforto para quem está a conduzir, podendo até colocar em risco a sua segurança na estrada. Para manter as crianças satisfeitas e entretidas e promover a interação familiar, uma boa hipótese será organizar alguns jogos e atividades que as estimulem ao longo da viagem:

  • Jogos matemáticos: faça alguns jogos matemáticos com as matrículas dos veículos, mantém as crianças ocupadas na viagem de carro ao mesmo tempo que estimula a sua atividade cerebral. As letras das matrículas também são ideais para jogos de palavras que servem de estímulo ao vocabulário.
  • Diário de Viagem: dê às crianças um pequeno caderno para que possam escrever um diário da viagem. Vão colecionando pequenas lembranças dos locais onde passam, como recibos de restaurantes, bilhetes, postais, desenhos e fotografias. Será uma ótima lembrança da viagem!
  • Música: coloque no rádio as músicas preferidas das crianças e cante com elas, tornará a noção de tempo menos sensível. Aproveite para estimular a imaginação dos mais pequenos, desafiando-os para cantar músicas sobre um tema/palavra específica.
  • Consolas e filmes: menos social, mas muito apreciado pelos mais novos, poderá utilizar consolas portáteis ou leitores de filmes para que as crianças possam viajar de carro mais descontraídas. Preferencialmente, deverão utilizar fones para diminuir o ruído dentro do veículo e evitar eventuais distrações.

 

É essencial que esteja sempre informado acerca de toda legislação de transporte de crianças. O transporte de crianças em automóvel é sempre uma grande responsabilidade, pelo que deverá garantir que estas se encontram protegidas e devidamente acomodadas. Assim, os sistemas de retenção para o transporte de crianças no carro e todas as regras de segurança rodoviária infantil deverão ser uma prioridade.

Seja a sua viagem curta ou longa, esperamos que com estas dicas para viajar com crianças possa desfrutar ao máximo o tempo que irá passar na sua viatura na viagem em família. Afinal, a viagem não é só o destino, mas também o trajeto!

 

 

Relacionados