Bem Vindo(a) à Controlauto

Como Mudar um Pneu

 

Precisa de saber como trocar um pneu desgastado ou como mudar um pneu furado? Está no sítio certo. Neste guia passo a passo, explicamos-lhe tudo o que precisa de saber para mudar um pneu sem complicações. Vamos a isso?

 

Antes de mais, eis algumas informações importantes:

 

Os pneus do carro podem precisar de ser trocados quando menos se espera. Por isso, é importante saber como mudar um pneu furado ou simplesmente desgastado. Estar preparado para esta eventualidade vai poupar-lhe tempo, dinheiro e frustração.

 

Como saber se o pneu precisa de ser trocado?

 

Os pneus do carro devem ser trocados de 6 em 6 anos. No entanto, vários fatores podem fazer com que a troca precise de ser feita mais cedo. Preste atenção a vibrações anormais das rodas, barulhos incomuns, oscilações e falta de tração - estes podem ser sinais de que o pneu precisa de ser trocado. É também aconselhado verificar regularmente a pressão dos pneus.

 

Posso conduzir com um pneu em mau estado?

 

Não deve, em situação alguma, conduzir com um pneu desgastado ou furado. Isto pode causar danos internos na roda e no veículo, assim como colocá-lo em perigo de acidente. Contudo, se precisar mesmo de conduzir com o pneu em mau estado, certifique-se de que o faz com o mínimo de velocidade possível.

 

Que equipamento devo ter no carro para mudar um pneu?

 

Existem alguns objetos essenciais: sem eles, não tem como mudar um pneu. Deve ter sempre consigo o manual de manutenção do veículo, um pneu extra, um macaco e uma chave inglesa. Também é útil ter um par de luvas, uma cunha para as rodas, uma lanterna, um impermeável e uma tábua de madeira para estabilizar o macaco.

 

Quanto tempo demora trocar um pneu?

 

Mudar um pneu não é difícil nem muito demorado, mas leva algum tempo - principalmente se nunca o fez antes - e requer alguma força. Caso já esteja habituado ao processo, é possível que demore entre 15 e 30 minutos. No entanto, na primeira vez, poderá necessitar de mais algum tempo.

 

Como trocar um pneu em 10 Passos

 

Passo 1: Pare o carro

Se notar que algum dos pneus do seu carro precisa de ser trocado, ligue os 4 piscas e pare o carro numa zona plana (evite declives e pavimento macio, como relva ou terra). Coloque o carro em primeira e puxe o travão de mão.

 

Passo 2: Colete refletor e triângulo de sinalização

De seguida, ainda dentro do carro, vista o colete refletor. Saia do carro e coloque o triângulo de sinalização 30 metros atrás do local onde o carro está parado, por modo a alertar os outros condutores. É importante que o carro esteja parado numa reta e longe do trânsito.

 

 

Passo 3: Garanta que o carro está parado

Antes de dar início à troca do pneu, verifique se o carro está imóvel. Se tiver consigo cunhas para as rodas, este é o momento de as colocar à frente ou atrás das rodas, consoante a inclinação do pavimento.

 

Passo 4: Retire o pneu extra e o macaco do carro

Tanto o pneu como o kit de reparação de pneus e o macaco costumam encontrar-se debaixo de uma superfície removível, localizada na base da bagageira do carro. Retire-os.

 

Passo 5: Solte os parafusos da roda

Antes de elevar o carro, retire a tampa protetora da roda (caso exista) com a chave inglesa, deixando os parafusos expostos. Solte ligeiramente os parafusos, sem os retirar.

 

Passo 6: Coloque o macaco debaixo do carro

O macaco serve para elevar o carro - sem esta elevação, não há como mudar um pneu. Deve colocá-lo ao lado do pneu que vai trocar. Alguns veículos têm uma área específica para o encaixe do macaco - verifique no seu manual.

 

Passo 7: Use o macaco para levantar o carro

Com o macaco bem posicionado, use-o para levantar o carro até o pneu estar a alguma altura do chão - cerca de 15cm.

 

Passo 8: Remova os parafusos e retire o pneu

Pode agora remover completamente os parafusos - deverá conseguir fazê-lo manualmente, uma vez que já estarão soltos. Depois, retire o pneu e pouse-o deitado.

 

Passo 9: Coloque o pneu novo

Encaixe agora o pneu novo. Coloque os parafusos e aperte-os aos poucos, um de cada vez e sempre na diagonal. Assim, poderá garantir que todos ficam igualmente apertados.

 

Passo 10: Volte a baixar o carro e retire o macaco

Vá baixando o macaco até devolver o equilíbrio ao carro e aperte os parafusos até ao fim. Volte a colocar a tampa de proteção da roda e guarde o pneu retirado na bagageira, assim como as ferramentas utilizadas. Embora já saiba como mudar um pneu, recomendamos que confirme sempre as condições do novo pneu com o seu mecânico.

 

Relacionados

)