Bem Vindo(a) à Controlauto

O que é a amaxofobia?

O medo irracional de conduzir ou de estar dentro de um veículo tem um nome - chama-se amaxofobia e pode ser virtualmente incapacitante. Se está a passar por esta fobia ou se conhece alguém nesta situação, é essencial que esteja a par das causas, dos sintomas e do tratamento (sim, ele existe!). Contamos-lhe tudo o que precisa de saber para lidar com este problema da melhor forma e em segurança.

 

Amaxofobia: o medo de conduzir

 

A palavra vem da junção dos termos “amaxos” - carruagem - e “fobia” - medo irracional. Tal como todos os tipos de fobia, a amaxofobia manifesta-se de forma distinta e com uma intensidade diferente em cada indivíduo. É um transtorno psicológico mais comum do que se possa pensar, e pode afetar pessoas de todas as idades.

 

Enquanto alguns amaxófobos apresentam medo de conduzir ou de estar dentro de um carro, outros também sentem dificuldades em viajar de autocarro, comboio ou avião. Há também quem tenha pavor de viajar num carro conduzido por outrem, mas esteja confortável ao volante - e vice-versa. Tudo depende do contexto - o que nos leva ao tópico seguinte.

 

As causas do medo de conduzir

 

Existem situações que podem levar o condutor ou passageiro a desenvolver amaxofobia. Estas são algumas delas:

 

  • Acidentes traumáticos: Um indivíduo que esteja envolvido ou que testemunhe um acidente rodoviário pode desenvolver um trauma por associação. O medo de que a situação se repita ou de que aconteça consigo pode prolongar-se e agravar-se, dando origem à amaxofobia.
  • Companheiros de viagem ansiosos: A forma como as pessoas que viajam connosco - condutores e passageiros - se comportam tem uma grande influência na segurança que sentimos dentro do veículo. Assim, um instrutor de condução agressivo, um passageiro ansioso ou um condutor com episódios de pânico podem contribuir para o desenvolvimento desta fobia.
  • Problemas de ansiedade: Pessoas com distúrbios nervosos ou problemas de ansiedade têm uma maior tendência a desenvolver medo de conduzir.
  • Stress durante a condução: Episódios de stress durante viagens de carro ou outros veículos podem também despoletar amaxofobia. É o caso de discussões entre condutores, condições meteorológicas adversas ou situações de quase-acidente ou atropelamento.
  • Exposição mediática: Alguns indivíduos desenvolvem medo de conduzir ou de estar dentro de um veículo a partir de notícias, histórias ou filmes que envolvam acidentes de trânsito violentos.
  • Falta de prática: Por vezes, a amaxofobia afeta indivíduos que estejam a tirar a carta de condução ou que a tenham obtido há pouco tempo. Nestes casos, o medo de conduzir resulta da insegurança ou sensação de falta de controlo e as aulas extra podem ser benéficas.

 

Amaxofobia: sintomas comuns

 

Como referimos anteriormente, nem todas as pessoas que sofrem de amaxofobia manifestam este distúrbio da mesma forma. Tal como existem diversas causas para a fobia, existem graus de intensidade diferentes e toda uma panóplia de sintomas. Falamos sobre alguns dos mais comuns:

 

  • Reações fóbicas incontroláveis: Como por exemplo tremores, falta de ar, irritabilidade, vertigens, tensão muscular, visão desfocada, náuseas, agitação cardíaca, problemas digestivos e outros sintomas físicos relacionados com a ansiedade.
  • Medos excessivos: Medo desmedido de ter um acidente, de perder o controlo do carro, de atropelar um peão, entre outros.
  • Evitar a situação a todo o risco: Os amaxófobos arranjam desculpas e alteram os seus comportamentos e rotinas (por vezes de forma inconveniente) para evitar conduzir ou estar dentro do carro.
  • Medo de ficar preso: Quer seja dentro do carro, como do comboio ou do avião. A manifestação deste sintoma pode ou não incluir ser incapaz de viajar com as janelas fechadas ou com as portas trancadas.
  • Reações exageradas: Alguns indivíduos com amaxofobia reagem de forma desproporcional face a manobras ou ao comportamento de outros na estrada. Também constitui um sintoma pensar constantemente nas possíveis consequências e fatalidades de um acidente.

 

 

Sofro de amaxofobia. Como tratar?

 

A amaxofobia pode parecer um medo muito específico e de proporções reduzidas, mas a verdade é que pode ter um impacto negativo considerável na qualidade de vida dos indivíduos. Felizmente, é um problema que pode ser tratado através do acompanhamento psicológico.

 

Se se encontra nesta situação ou conhece alguém que manifeste os sintomas referidos, deve consultar um especialista de saúde mental o mais brevemente possível. Depois de analisar o caso específico, o psicólogo poderá recomendar o tratamento mais indicado.

 

O objetivo é que o amaxófobo enfrente e ultrapasse o medo de conduzir, voltando a sentir-se confortável na estrada e a bordo de veículos. Entre as opções para o fazer estão as sessões de terapia cognitivo-comportamental, aulas de condução com acompanhamento psicológico e hipnoterapia.

 

Estes são tratamentos adaptados às necessidades e inseguranças de cada indivíduo que podem melhorar consideravelmente a qualidade de vida e devolver o conforto e segurança a quem tem medo de conduzir. Não se esqueça de praticar sempre uma condução defensiva, pois pode ajudar a combater este seu medo ou de outros condutores.

Relacionados