Condução Defensiva
Prevenir e evitar acidentes é a máxima de uma Condução Defensiva. Aprenda com Controlauto como melhor a sua condução tornando-a mais segura.
O medo irracional de conduzir ou de estar dentro de um veículo tem um nome - chama-se amaxofobia e pode ser virtualmente incapacitante. Se está a passar por esta fobia ou se conhece alguém nesta situação, é essencial que esteja a par das causas, dos sintomas e do tratamento (sim, ele existe!). Contamos-lhe tudo o que precisa de saber para lidar com este problema da melhor forma e em segurança.
A palavra vem da junção dos termos “amaxos” - carruagem - e “fobia” - medo irracional. Tal como todos os tipos de fobia, a amaxofobia manifesta-se de forma distinta e com uma intensidade diferente em cada indivíduo. É um transtorno psicológico mais comum do que se possa pensar, e pode afetar pessoas de todas as idades.
Enquanto alguns amaxófobos apresentam medo de conduzir ou de estar dentro de um carro, outros também sentem dificuldades em viajar de autocarro, comboio ou avião. Há também quem tenha pavor de viajar num carro conduzido por outrem, mas esteja confortável ao volante - e vice-versa. Tudo depende do contexto - o que nos leva ao tópico seguinte.
Existem situações que podem levar o condutor ou passageiro a desenvolver amaxofobia. Estas são algumas delas:
Como referimos anteriormente, nem todas as pessoas que sofrem de amaxofobia manifestam este distúrbio da mesma forma. Tal como existem diversas causas para a fobia, existem graus de intensidade diferentes e toda uma panóplia de sintomas. Falamos sobre alguns dos mais comuns:
A amaxofobia pode parecer um medo muito específico e de proporções reduzidas, mas a verdade é que pode ter um impacto negativo considerável na qualidade de vida dos indivíduos. Felizmente, é um problema que pode ser tratado através do acompanhamento psicológico.
Se se encontra nesta situação ou conhece alguém que manifeste os sintomas referidos, deve consultar um especialista de saúde mental o mais brevemente possível. Depois de analisar o caso específico, o psicólogo poderá recomendar o tratamento mais indicado.
O objetivo é que o amaxófobo enfrente e ultrapasse o medo de conduzir, voltando a sentir-se confortável na estrada e a bordo de veículos. Entre as opções para o fazer estão as sessões de terapia cognitivo-comportamental, aulas de condução com acompanhamento psicológico e hipnoterapia.
Estes são tratamentos adaptados às necessidades e inseguranças de cada indivíduo que podem melhorar consideravelmente a qualidade de vida e devolver o conforto e segurança a quem tem medo de conduzir. Não se esqueça de praticar sempre uma condução defensiva, pois pode ajudar a combater este seu medo ou de outros condutores.
Prevenir e evitar acidentes é a máxima de uma Condução Defensiva. Aprenda com Controlauto como melhor a sua condução tornando-a mais segura.
Conheça quais são as atuais categorias de carta de condução, qual a idade mínima e os tipos de veículo definidos para cada categoria!
Já teve um acidente rodoviário e não soube como proceder? Encontre aqui algumas dicas e saiba como preencher uma declaração amigável!
ANTES DE LER ESTE ARTIGO
E usufrua de uma leitura mais facilitada,
enquanto poupa a bateria
do seu smartphone