Bem Vindo(a) à Controlauto

Carta de Condução Internacional

Vai passar uns tempos fora de Portugal e vinha mesmo a calhar alugar um carro para poder deslocar-se à vontade. Será que precisa de uma Carta de Condução Internacional ou basta ter a carta de condução normal? E essa tal carta internacional, funciona em todos os países ou existem exceções? Como e onde pode obtê-la? Explicamos tudo, tim-tim por tim-tim, caso precise de fazer uma viagem de carro no estrangeiro.

 

O que é a Licença Internacional de Condução?

 

A Carta de Condução Internacional, também conhecida como Licença Internacional de Condução ou pela abreviatura, LIC, é um documento complementar à carta de condução que lhe permite conduzir fora do país - embora com algumas exceções, como explicamos mais abaixo. Em Portugal, é emitido pelo IMT e pelo ACP e pode ser pedido por titulares da carta de condução portuguesa ou de outros países do Espaço Económico Europeu.

 

Que países requerem a Carta de Condução Internacional?

 

Se costuma viajar e conduzir no estrangeiro, é uma mais valia saber em que países vai precisar da Carta de Condução Internacional para o fazer.

 

Países em que só precisa da Carta de Condução Portuguesa

 

A Carta de Condução Portuguesa é suficiente para poder conduzir em países da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu, e também em alguns países fora da UE. É o caso de Andorra, Angola, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América (embora apenas para estadias até 90 dias), Marrocos, Moçambique, Região Administrativa Especial de Macau, São Tomé e Príncipe e Suíça.

 

Países em que precisa da Carta de Condução Internacional

 

Vai precisar de ter a Carta de Condução Internacional se quiser conduzir em países fora da União Europeia e do Espaço Económico Europeu. Caso tenha dúvidas em relação à necessidade da LIC para conduzir no país para onde vai viajar, procure esclarecer as suas questões junto das autoridades ou da embaixada.

 

Países que não aceitam a Carta de Condução Internacional

 

Alguns países não reconhecem a Licença Internacional de Condução. É o caso da Etiópia, da China e da Coreia do Norte, por exemplo. Isto acontece porque só os países que subscrevem Convenção sobre Trânsito Rodoviário de Genebra e da Convenção sobre Circulação Rodoviária de Viena estão obrigados a aceitar a LIC.

 

Carta de Condução Internacional: onde tirar?

 

Se procura obter a Licença Internacional de Condução, pode fazê-lo pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) ou pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP). Pode solicitá-la presencialmente ou por correio, desde que entregue todos os documentos necessários.

 

Por quanto tempo é válida a LIC?

 

A Carta de Condução Internacional é válida por apenas 1 ano após a emissão. Assim, poderá ser vantajoso obtê-la apenas se pretender viajar e conduzir fora do país nos próximos tempos.

 

Dicas práticas para viajar e conduzir no estrangeiro

 

Alguns dos conselhos abaixo não serão nenhuma novidade para a maioria dos condutores experientes, mas a verdade é que mais vale prevenir do que remediar. Confira:

 

  • Leve sempre os seus documentos de condução. Para além de funcionar como documento de identificação, a carta de condução é absolutamente essencial caso precise de conduzir no estrangeiro. Mesmo que não faça parte dos seus planos ou que viaje para um país onde a sua carta portuguesa é suficiente, vale sempre a pena tê-la na carteira - quanto mais não seja para não lhe perder o rasto.

 

  • Confirme quais as condições do país que vai visitar. Independentemente de ter ou não intenções de conduzir no estrangeiro, é sempre útil fazer uma pequena pesquisa antes de viajar para que possa estar preparado para qualquer eventualidade. Afinal, nunca se sabe quando poderá precisar de alugar um carro para facilitar os planos.

 

  • Caso tenha dúvidas, informe-se junto das autoridades. Não sabe se pode conduzir em determinado país com a sua carta portuguesa ou mesmo com a LIC? Esqueceu-se de um documento em Portugal e não tem a certeza se será um problema? Contacte as autoridades locais e coloque todas as suas perguntas de forma clara. Estão habituados a esclarecer este tipo de dúvidas e são bastante acessíveis no que toca a esclarecer quais as condições em que se pode conduzir no seu país.

 

Agora que já sabe o que é a Carta de Condução Internacional e como funciona, está pronto para esclarecer os seus amigos e, quem sabe, obter a LIC para ser o designated driver nos próximos itinerários no estrangeiro! Boa viagem e mantenha sempre, seja qual for o lugar, uma condução defensiva!

Relacionados

)