Bem Vindo(a) à Controlauto

Carpooling

Existem cada vez mais formas e serviços de mobilidade alternativa - e ainda bem!

As tecnologias têm proporcionado soluções práticas, económicas e sustentáveis que nos permitem aproveitar ao máximo as vantagens de viver em comunidade. O carpooling e o carsharing são duas dessas soluções. Preparado para conhecê-las e mudar radicalmente a forma como se desloca? Aperte bem o cinto e desfrute da viagem!

 

Carpooling e Carsharing - conheça as diferenças

 

Decerto já ouviu falar num destes termos (se é que não lhe são ambos familiares). O carpooling e o carsharing são dois modelos de mobilidade partilhada que facilitam as deslocações através da partilha de veículos. No entanto, são soluções com objetivos distintos e funcionam de forma diferente.

 

O carpooling em Portugal não é uma novidade - na sua essência, é um sistema de boleias que é tão antigo quanto os próprios veículos.

Imagine que precisa de viajar desde o Porto até Lisboa. Com o carpooling, pode fazer esta viagem de carro com outras pessoas que precisam de chegar ao mesmo destino, no seu próprio veículo ou no de outro condutor. As despesas são partilhadas entre os passageiros, pelo que a viagem é muito mais económica do que se cada um viajasse sozinho.

 

Já o carsharing, diz respeito ao aluguer de veículos - carros, carrinhas, motas, bicicletas, etc. O proprietário do veículo - por norma uma empresa, mas também podem ser carros particulares - aluga-o por um curto período de tempo e a um preço dependente do número de minutos ou horas de utilização. Esta é uma opção muito útil para condutores que não possuem carro próprio, por exemplo.

 

Como funciona o Carpooling em Portugal?

 

Esta modalidade funciona através de websites, aplicações e redes sociais. Algumas das mais conhecidas plataformas de carpooling em Portugal também estão presentes no Facebook através de grupos destinados à organização de viagens partilhadas.

 

O processo de utilização é simples: condutores e passageiros registam-se e procuram companheiros de viagem nas plataformas acima referidas. Para o fazer, podem partilhar o ponto de partida e o destino da sua viagem para averiguar se há mais alguém que deseje fazê-la. Devem identificar-se como condutores, mencionando os lugares disponíveis no veículo para aquela viagem, ou como passageiros. Reunidos os interessados, estabelece-se um contacto direto para combinar detalhes como o horário, os custos, as paragens, etc.

 

Quer seja para viajar do trabalho para casa, para ir a um concerto ou numa viagem mais longa (existe até quem faça carpool entre países), esta é uma opção prática e económica que tem atraído cada vez mais utilizadores a nível nacional e internacional.

 

Carsharing: o que é e como posso aderir?

 

Já são algumas as empresas que investem em serviços de carsharing em Portugal, e a tendência é que o número de opções e a versatilidade das mesmas continue a aumentar. Afinal, o carsharing é mais prático do que o aluguer comum de automóveis porque não implica o pagamento de extras como seguro auto, combustível ou taxas.

Para começar a fazer carsharing, basta ter carta de condução e registar-se numa das várias aplicações disponíveis na sua zona. Após inserir os seus dados, poderá encontrar um veículo próximo que esteja disponível e deslocar-se até ele. O próprio smartphone permite-lhe ter acesso ao carro e conduzi-lo. No final da viagem, o carro estacionado ficará disponível para outro condutor. Simples, não é?

Por outro lado, este também pode ser um rendimento extra para os proprietários de veículos que desejem disponibilizá-los para aluguer quando não estiverem a ser utilizados, tornando-os rentáveis.

 

Vantagens das formas de mobilidade partilhada

 

Se leu até aqui, provavelmente já percebeu alguns dos inúmeros benefícios que o carpooling e o carsharing oferecem. Listamos mais alguns, para que fique a conhecê-los:

  • Menos poluição automóvel
  • Menos custos de deslocação
  • Menos viagens solitárias
  • Menos trânsito nas estradas
  • Mais espaço nas cidades
  • Menos desgaste do carro próprio
  • Tudo isto com o conforto de um carro particular

 

Soa bem, não soa? Felizmente, existem cada vez mais opções de mobilidade partilhada e o seu funcionamento tem sido constantemente otimizado para satisfazer as necessidades de condutores e de passageiros. Estamos a caminho de um futuro mais sustentável e prático, em que os veículos funcionam como serviços acessíveis a toda a população.

E porque estas são duas soluções de mobilidade que assentam no conceito de comunidade, que tal partilhar este artigo com os seus amigos e familiares? Em breve terá à sua volta um círculo super útil de carpoolers e carsharers!

Relacionados

)