Vantagens Carro a GPL

O número de carros a GPL a circular em Portugal ultrapassa os 50.000 e, na Europa, os 10 milhões. Estamos perante uma tecnologia segura, com resultados comprovados. No entanto, importa saber que os carros a GPL são bi-fuel, o que significa que podem andar tanto a gasolina, como a gasóleo, combinados com o GPL.

Caso opte por um carro usado GPL, ou um carro novo GPL, o abastecimento do seu veículo deixou de ser um problema, pois agora é possível encontrar postos GPL um pouco por todo o país. Na dúvida, estão disponíveis na internet informações acerca dos locais onde encontrar este combustível ecológico.

3 MOTIVOS PARA ESCOLHER UM CARRO A GPL:

  • Poupança
  • Autonomia
  • Ecologia

 

POUPANÇA – REDUZA NO COMBUSTÍVEL E NA MANUTENÇÃO

Grande parte do investimento gasto num automóvel, seja ele novo ou usado, é no combustível. Ao optar por um carro a GPL está a fazer uma escolha comprovadamente mais económica, dado que o preço do GPL é sensivelmente 50% abaixo do preço da gasolina. A performance de um veículo não fica comprometida ao optar por GPL, sendo idêntica à versão a gasolina, ou a diesel, correspondente.

O GPL possibilita uma maior redução no desgaste do motor, o que consequentemente garante uma maior durabilidade.

AUTONOMIA – GANHE LIBERDADE NA CONDUÇÃO!

Ao poupar no combustível e na manutenção do motor, está também a ganhar mais autonomia, dado que o combinado entre gasolina/diesel com GPL permite fazer acerca de 1.500km a mais, sem ter de abastecer o seu veículo. 

ECOLOGIA – INTELIGENTE É USAR COMBUSTÍVEL ECOLÓGICO!

Outra das vantagens em ter um carro a GPL é o facto de este ser um combustível ecológico, pois causa menos emissão de CO2 (15% menos do que a gasolina) e não emite partículas nocivas. Em comparação com os combustíveis tradicionais, o GPL Auto destaca-se ao nível do NOx e ao lançar menos gases poluentes, como: hidrocarbonetos não queimados, monóxido de carbono, aldeídos e produtos aromáticos – em média 50% menos do que é emitido pela gasolina e 10% menos do que é emitido pelo gasóleo.

INSTALAÇÃO GPL

Nem sempre a primeira escolha recai sobre a compra de um carro novo. A preferência pela instalação GPL num veículo com motor que utilize, originalmente, um dos combustíveis tradicionais, é cada vez mais comum.

O sistema GPL pode ser instalado em praticamente todos os carros, tanto a diesel, como a gasolina. Todavia, a instalação GPL é mais frequente em automóveis a gasolina, pois a diferença de custos em deslocações é superior.

Para executar a transformação e legalização de um carro a GPL são necessários cerca de 1 a 4 dias. A instalação GPL é personalizada, dependendo das características de cada veículo: marca, modelo, cilindrada, potência e ano de fabrico.

Os automóveis convertidos podem circular a GPL, ou a gasolina/gasóleo, pois a troca entre os dois combustíveis é feita automaticamente, ou com o simples toque num botão, sem necessidade de parar, ou de desligar o motor. O abastecimento de um carro a GPL é feito da mesma forma que um carro a gasóleo ou a gasolina. O depósito do GPL está, normalmente, montado no lugar do pneu suplente, não ocupando espaço na bagageira.

Tal como acontece com os veículos que circulam com combustíveis tradicionais, estar atento à manutenção também é importante, tanto a nível do sistema GPL como do motor, pois naturalmente alguns componentes do sistema GPL podem desgastar-se com o tempo. O valor desta manutenção, bem como a periodicidade com que a deve fazer variam conforme o tipo de KIT GPL instalado.

CERTIFICADO GPL

Um carro a GPL é tão seguro como qualquer outro, desde que tenha sido transformado por um instalador GPL credenciado pela DGEG (Direção Geral de Energia e Geologia), ou pelo IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes).

INSPECÇÃO GPL

Os carros a GPL necessitam de fazer inspeções periódicas obrigatórias, tal como os restantes veículos com combustíveis tradicionais. No entanto, assim que um automóvel é transformado para GPL é obrigatório efetuar uma inspeção para garantir que as condições de segurança continuam intactas e finalizar o processo de transformação. Saiba aqui o que é inspecionado no veículo e marque já a sua inspeção automóvel online e sem preocupações em nosso website.

Relacionados

  • O que é a Inspeção Facultativa?

    Na Controlauto, já pode fazer uma revisão automóvel sempre que o seu veículo necessitar. A inspeção facultativa permite-lhe avaliar o estado da sua viatura para que possa sempre circular em segurança. Conheça agora o serviço de inspeções facultativas Controlauto!

    Saiba mais
  • Carros híbridos – Vantagens e desvantagens

    Para muitos, o conceito de carro híbrido ainda não está muito definido nem claro, para outros, ainda é uma ‘coisa do futuro’. Mas enganam-se, pois, os carros híbridos já fazem parte do nosso dia-a-dia, e existem cada vez mais marcas a apostar neste modelo, uma vez que vieram colmatar uma falha no mercado automóvel, onde apenas existiam soluções de veículos convencionais, movidos através de combustíveis fósseis e os totalmente elétricos.

    Saiba mais
  • Carros elétricos: Vantagens e desvantagens

    Se está a pensar comprar um veículo elétrico, mas está indeciso, pois não sabe as implicações que esta compra vai causar na sua vida ou ainda desconhece o conceito de carros elétricos e as suas vantagens e desvantagens, leia este artigo e pense duas vezes.

    Saiba mais