Carros elétricos: Vantagens e Desvantagens

Sabia que a venda de carros elétricos tem vindo a aumentar em Portugal? Há quem diga que são os carros do futuro, outros que são os carros do agora, e outros que são apenas uma tendência do momento.

Se está a pensar comprar um veículo elétrico, mas está indeciso, pois não sabe as implicações que esta compra vai causar na sua vida ou ainda desconhece o conceito de carros elétricos e as suas vantagens e desvantagens, leia este artigo e pense duas vezes.

 

O que são carros elétricos?

 

Antes de avançar com a compra de qualquer veículo elétrico, a primeira questão a fazer é: O que são afinal automóveis elétricos?

Parece mais difícil do que realmente é, mas um veículo elétrico não é nada mais, nada menos, do que um automóvel propulsionado por um motor elétrico, isto é, ao contrário do que acontece com os automóveis tradicionais, movidos a gasóleo ou gasolina, este tipo de veículo, utiliza um sistema de propulsão elétrica e não um motor de combustão interna. Desta forma, o motor elétrico utiliza a energia armazenada nas baterias recarregáveis.

 

Carros elétricos: vantagens

 

  1. Zero emissões. É verdade, esta talvez seja a grande vantagem dos carros elétricos. O facto de não emitirem gases, torna-os amigos do ambiente. E para quem pensa que este não é um argumento suficientemente forte na hora de comprar um carro, está muito enganado. A preocupação com as emissões CO2 tem vindo a aumentar, e a prova disso, está no volume de vendas deste tipo de veículo. Lembre-se que atualmente na Europa, a circulação de viaturas a combustão em alguns centros de cidades, já começa a ser restrita.
  2. Manutenção carros elétricos. Quem tem um veículo elétrico sabe que as dores de cabeça com as mudanças de óleo ou com os travões, já não são como antigamente. Nos automóveis elétricos tanto os travões como os filtros, correias, ou outras peças, não se desgastam com tanta facilidade como num carro tradicional, por isso, os custos com a manutenção também vão ser mais reduzidos. É ainda importante mencionar que os carros elétricos podem fazer mais quilómetros no intervalo de revisões, comparando com os veículos movidos a combustíveis fósseis.
  3. Bye bye parquímetro. Se é daqueles que se esquece que existe parquímetro ou nunca tem moedas, eis uma boa notícia. Os carros elétricos não pagam parquímetro, na cidade de Lisboa, se estacionar nos lugares regulados pela Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL). Mas atenção, porque esta vantagem só é válida se o seu veículo estiver acompanhado de um selo verde da EMEL, que apresenta um custo de 12 euros anuais.
  4. Incentivos fiscais. Se quer comprar um veículo elétrico saiba que recebe um incentivo fiscal por isso, e também fica isento de pagar o Imposto Sobre Veículo (ISV) e o Imposto Único de Circulação (IUC).
  5. Não utiliza combustível. Nos dias que correm e a avaliar pelo número de greves que tem vindo a ocorrer neste sector e pelo aumento de preços, não estar dependente de combustíveis fósseis é uma mais valia.

 

Carros elétricos: desvantagens 

 

  1. Preço. A grande desvantagem dos carros elétricos são o seu preço de aquisição, apesar de a longo prazo poupar. É também preciso ter em conta o custo elevado das baterias destes veículos. Contudo, esta situação pode reverter-se num futuro próximo, graças ao desenvolvimento tecnológico e à produção em massa.
  2. Carros elétricos autonomia. Este é um dos obstáculos à compra de carros elétricos, uma vez que as suas baterias não permitem uma autonomia igual ou superior à dos automóveis tradicionais. O consumidor tem medo de ficar sem bateria a meio do caminho, pois este tipo de automóvel ainda não está preparado para fazer grandes viagens e por isso, a sua baixa autonomia está adaptada a percursos mais citadinos.
  3. Carregamento de baterias. É inegável que os carros elétricos ainda são relativamente recentes no nosso mercado e por isso, o processo de carregamento de baterias ainda não é o mais eficaz. Atualmente, ainda existe alguma dificuldade de acesso aos postos de carregamento deste tipo de veículo, principalmente se viver no interior do país, para além disso, estes ainda são bastante demorados. No entanto, existe sempre a possibilidade de adquirir uma wallbox, um posto de carga doméstico.

 

Agora que já tem uma noção do que são carros elétricos e as suas vantagens e desvantagens, pense e analise a melhor opção para si. Pode também considerar a aquisição de um carro híbrido.

 

No entanto, tome consciência do contexto onde estamos inseridos atualmente e questione-se: perante as alterações climáticas que o nosso planeta tem vindo a sofrer, a substituição do meu carro a gasóleo ou gasolina, poderia ajudar? Será o estado do nosso planeta, um motivo suficientemente forte, para mudar de carro?

Relacionados

  • Vantagens em Ter um Carro a GPL

    Conhece o Gás Petrolífero Liquefeito, o combustível automóvel mais barato e amigo do ambiente? Mais conhecido por GPL, um composto de gases de hidrocarboneto, que é uma alternativa à gasolina ou ao gasóleo

    Saiba mais
  • Carros híbridos – Vantagens e desvantagens

    Para muitos, o conceito de carro híbrido ainda não está muito definido nem claro, para outros, ainda é uma ‘coisa do futuro’. Mas enganam-se, pois, os carros híbridos já fazem parte do nosso dia-a-dia, e existem cada vez mais marcas a apostar neste modelo, uma vez que vieram colmatar uma falha no mercado automóvel, onde apenas existiam soluções de veículos convencionais, movidos através de combustíveis fósseis e os totalmente elétricos.

    Saiba mais