Segurança Rodoviária
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A distância de travagem é a distância percorrida pela viatura desde que é acionado o pedal do travão até ao instante em que o veículo se imobiliza ou que o pedal de travão deixa de ser acionado. Por vezes, parar um veículo pode não ser uma tarefa fácil.
A distância de travagem é influenciada por diversos fatores, destacando-se:
A velocidade inadequada é uma das principais causas de acidentes. O controlo da velocidade é determinante para imobilizar a viatura numa distância segura. Quando duplica a velocidade da viatura, a distância de travagem quadruplica.
O atrito na travagem é uma força de resistência, contrária ao sentido da deslocação de um veículo. De forma a existir atrito, têm de existir duas superfícies de contacto que coexistem fisicamente. Um veículo está sujeito à força de atrito que se desenvolve entre a área de contacto dos pneus e a superfície da via mas, o estado da suspensão e travões também influenciam positivamente ou negativamente este atrito. Quanto maior for o índice de atrito menor será a distância de travagem.
A massa representa uma quantidade de matéria que tem influência direta na distância de travagem, quanto maior a massa maior a energia cinética, aumentando assim a força necessária para travar o veículo, o que poderá causar um sobreaquecimento do sistema de travagem e impedir uma imobilização em distância segura.
Quanto maior a massa, maior será o risco de diminuição de atrito, pois quanto maior o peso exercido sobre os pneus maior a possibilidade destes se danificarem. Em situação de travagem existirá também uma maior transferência de peso para o eixo dianteiro da viatura, podendo igualmente sobrecarregar os pneus diminuindo a sua eficiência.
A inclinação da via poderá ser favorável à diminuição da distância de travagem numa subida mas também poderá ser desfavorável numa descida, pois o peso da viatura torna-se num fator desfavorável, podendo igualmente sobreaquecer o sistema de travagem. A distância de travagem é assim maior numa descida que numa subida.
A eficiência do sistema de travagem depende da força do próprio sistema, da quantidade de energia cinética a dissipar e da sua capacidade para resistir à fadiga. Os travões têm como objetivo reduzir a velocidade por ação de força de atrito: o atrito entre as pastilhas e os discos de travão, igualmente atrito entre a borracha dos pneus e o pavimento. Esta força oferece resistência ao movimento das rodas, atuando em sentido contrário a esse movimento e possibilitando a paragem do veículo.
Resumindo: a distância de segurança consiste na distância a que circula do veículo à sua frente e que lhe permite reagir e imobilizar o veículo em segurança de forma a evitar uma colisão, ou outro acidente, no caso de qualquer acontecimento inesperado. A distância de segurança no trânsito nem sempre é fácil de determinar, mas o seu desrespeito poderá causar facilmente acidentes.
Uma distância segura entre veículos deverá contemplar sempre uma distância superior ao tempo de reação do condutor, no entanto o código da estrada não contempla qual deverá ser esta distância segura.
Se o tempo médio de reação é de cerca de 1 segundo, então a distância de segurança deverá ser sempre superior, ou seja, se por exemplo circular a 50 km/h, então deve guardar uma distância mínima de aproximadamente 15 metros.
Mas, acima dos 60 Km/h, 1 segundo poderá não permitir a imobilização do veículo sem evitar a colisão e a distância de segurança no trânsito deverá assim subir para 2, 3 ou mais segundos. Se circular em perfeitas condições numa estrada fora de localidades a 90 Km/h necessita de 3 segundos.
Selecione um ponto de referência na estrada onde irá passar o veículo à sua frente, quando o veículo passar conte mentalmente 2 segundos, apenas depois dessa contagem o seu veículo deverá passar no ponto de referência. Vá ajustando a sua velocidade até estar na distância certa.
Quando estiver parado no trânsito, quer seja numa fila ou num semáforo à espera que o sinal mude, deve sempre manter em relação ao veículo à sua frente uma distância de segurança que possa permitir:
A distância de segurança rodoviária deverá ser ainda maior se existirem imobilizações de trânsito inesperadas em autoestradas ou vias rápidas. Deverá aproximar-se com cuidado do final da fila apenas quando já possui pelo menos cerca de meia dúzia de veículos imobilizados atrás de si.
Conhece as principais regras de Segurança Rodoviária que deve adoptar antes e durante uma viagem? Com a Controlauto conduza sempre em Segurança!
Conhece as principais regras de Prevenção Rodoviária que deve adoptar antes e durante uma viagem? Com a Controlauto conduza sempre em Segurança!
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