Porto

Ninguém tem dúvidas de que Portugal é um país de beleza ímpar, com inúmeros cantinhos para descobrir e locais para explorar. Se vai fazer uma road trip pelo nosso país e não sabe que cidades de Portugal deve incluir no seu roteiro, não se preocupe, nós damos uma ajuda e escolhemos para si algumas das cidades mais bonitas de Portugal!

Cidades do Norte de Portugal

Ter de eleger apenas 3 cidades do Norte de Portugal para visitar é um grande desafio, principalmente porque o que não falta nesta zona do país, são cidades encantadoras, que proporcionam experiências e passeios incríveis.

  1. Porto: Pode dizer-se que é uma cidade para todos os gostos. Se é amante do enoturismo, não pode deixar de visitar as Caves do Vinho do Porto. Se por um lado, é fã de literatura, vai ficar surpreendido com a beleza da Livraria Lello, se por outro, prefere conhecer a vida noturna, as Galerias Paris são uma excelente opção. Para os que não dispensam um bom passeio, devem considerar no roteiro os Jardins do Palácio de Cristal e a Ribeira, onde podem ver o Rio Douro e a Ponte D. Luís I. O Mercado do Bolhão, a Torre dos Clérigos e a Casa da Música são pontos obrigatórios, assim como o Palácio da Bolsa e o Museu, Casa e Parque de Serralves. Por fim, não se esqueça de passar pelo centro histórico para ver a Sé, a Igreja de S. Francisco, a Avenida dos Aliados, a emblemática estação de S. Bento e a Rua de Santa Catarina.

     
  2. Viana do Castelo: Se procura descobrir as tradições do Minho e desfrutar de belas paisagens, com o mar e o rio Lima como cenário, experimente ir ao Templo do Sagrado Coração de Jesus, também conhecido por Santuário de Santa Luzia. Para além da sua forte ligação ao mar, Viana do Castelo está repleta de palácios brasonados, igrejas, conventos e fontanários. Visite a Praça da República, no coração da cidade, o Edifício/Igreja da Misericórdia, construídos no século XVI, e a emblemática Sé de Viana.

     
  3. Braga: Para quem gosta de cidades com História, Braga é a opção perfeita. É na cidade dos arcebispos, que se encontra a mais antiga Catedral de Portugal e a Casa-Mãe dos beneditinos, o Mosteiro de Tibães. E porque Braga é uma das cidades com o património histórico mais rico em Portugal, não deixe de passear no Jardim de Santa Bárbara e de visitar o Santuário do Bom Jesus do Monte.

Cidades do Sul de Portugal

Engana-se quem pensa que as cidades do Sul de Portugal, apenas têm vida no verão e se resumem a belas praias. É tudo isso e muito mais! 

  1. Tavira: As tradicionais casas brancas com telhados de tesouro, as ruas estreitas e o rio que atravessa a cidade, dão um encanto inexplicável a esta cidade do sul de Portugal. Tavira é embelezada pela Ponte Romana sobre o Rio Gilão, animada pelo Jardim do Coreto e envolvida num ambiente tradicional de vila piscatória algarvia. As praias são memoráveis, pois para além dos longos areais brancos, o mar é calmo e a água mais quentinha que o habitual. Visite a Praia da Ilha de Tavira, Praia do Barril e Praia de Cabanas.

     
  2. Sines: Conhecida por ser a cidade de Vasco da Gama, inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Sines é considerada uma cidade portuária, famosa pelo seu centro piscatório e pela sua gastronomia rica em peixe fresco e marisco. É obrigatório conhecer as excelentes praias de Melides, São Torpes, Porto Covo e Ilha do Pessegueiro. Conheça ainda a Igreja Matriz de São Salvador, a Igreja de Nossa Senhora das Salas e o Museu de Sines.

     
  3. Lagos: Desde sempre ligada aos Descobrimentos Portugueses, Lagos é uma cidade completa. O Zoo de Lagos é uma excelente opção para quem visita a cidade com crianças. A Ponta da Piedade é para os mais aventureiros, pois pode fazer um passeio de barco ou apreciar a vista de cima e, para os resistentes, conhecer a animada vida noturna de Lagos, é algo que não vai querer perder. Aproveite para conhecer o centro histórico, a cave de Benagil, a Igreja Paroquial de Santa Maria de Lagos, o Castelo dos Governadores e o Forte da Ponta da Bandeira. Aventure-se ainda pelas praias mais bonitas da cidade: Meia Praia, Porto de Mós, Dona Ana e Camilo.

Outras Cidades de Portugal a Não Perder na Sua Viagem

E porque a beleza de Portugal é infinita, aqui ficam outras cidades de Portugal, que não podem ser deixadas de lado na sua road trip pelo país:

 

  1. Lisboa: A capital portuguesa, que se ergue nas 7 colinas, com vista para o emblemático Rio Tejo, é a maior prova viva do esplendor dos Descobrimentos Portugueses, exibindo monumentos como o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém. A vista da cidade pode ser admirada em belíssimos miradouros com o de São Pedro de Alcântara, da Graça e de Santa Luzia. Aventure-se pelos bairros típicos de Lisboa, como o Bairro Alto, Chiado, Bica, Alfama e Mouraria, e conheça mais a fundo a essência da cidade. Aproveite para passear pela zona ribeirinha e visite ainda o Castelo de S. Jorge, a Sé, o Panteão Nacional e o Terreiro do Paço. Termine o dia, a jantar numa casa de fado e prove os ex-libris da cidade: Pastel de Belém ou a Ginjinha.

     
  2. Coimbra: A cidade dos estudantes, que um dia já foi a capital de Portugal, tem como protagonista a Universidade de Coimbra, a mais antiga do país e uma das mais antigas da Europa. Para além de ser banhada pelo encantador rio Mondego, Coimbra é considerada uma cidade romântica, basta visitar a Quinta das Lágrimas, que serviu de cenário ao romance de D. Pedro e Inês de Castro, para se apaixonar pela cidade. Visite também as antigas ruínas de Conímbriga, o Mosteiro de Santa Cruz e de Santa Clara-a-Velha e o bem conhecido Museu Nacional de Machado de Castro. Passeie ainda pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e descubra o Portugal dos Pequenitos.

     
  3. Aveiro: Conhecida como a ‘Veneza Portuguesa’, a cidade de Aveiro é atravessada por um canal, e cheia de cores e formas, graças aos coloridos moliceiros e aos edifícios em Art Nouveau, espalhados pela cidade. Se não dispensa uma boa refeição, visite o Mercado do Peixe e termine com a grande especialidade da cidade: os ovos moles. Conheça o farol mais antigo de Portugal, na Praia da Barra, e aprecie as típicas casas de riscas coloridas, na Praia da Costa Nova. Não deixe de conhecer as salinas e o Museu da Vista Alegre.

     
  4. Peniche: A cidade mais ocidental da Europa Continental, está muito ligada ao mar e ao surf, mas não só. Se passar pela cidade de Peniche, não deixe de fazer uma visita às famosas Berlengas, e às praias do Baleal e dos Supertubos, conhecida pelas suas ondas perfeitas e bastante apreciada pelos desportistas. Visite também o Tômbolo de Peniche e o Forte de Peniche.

 

De Norte a Sul, o nosso país é de uma beleza imensa e com paisagens bastante diversificadas… A escolha não é fácil, e apesar do inigualável esplendor das cidades que selecionámos para a sua road trip, sabemos que deixamos muitos tesouros por descobrir. E ainda nem começámos a falar das Ilhas…! Mas isso terá que ficar para uma próxima viagem.

Aproveite os encantos nacionais e não deixe de viajar cá dentro e, em segurança, conheça as cidades mais bonitas de Portugal! Temos tanto para descobrir…!

Boas viagens!

Relacionados