As Mais Bonitas Estradas De Portugal

Cada vez há mais estradas. Melhores estradas. Por onde passamos muitas vezes ou só uma, e que de imediato ficam esquecidas.

 

Mas também existem estradas que passam por nós. Atravessam o olhar, conduzem a imaginação, abrem caminhos na memória com destino ao nosso coração.

 

O que é uma estrada bonita? A Controlauto quer que disfrute de condições de segurança automóvel e rodoviária óptimas para o descobrir por si e com os seus. O que lhe deixamos é apenas um convite para começar a descobrir os prazeres da condução – ou de ser conduzido - nalguns dos mais encantadores cenários de um país ideal para passear. Conheça aqui as mais bonitas Estradas de Portugal.

 

Norte

PESO DA RÉGUA AO PINHÃO – ESTRADA NACIONAL 222

A rainha das estradas de Portugal, é a Estrada Nacional 222, depois de ter sido considerada “A melhor estrada do Mundo para conduzir” em 2015. Faça-a ao volante, ida e volta.

E depois repita com alguém a conduzir, de modo a que possa perder-se na paisagem deslumbrante. Sim, outra vez ida e volta, pois é provável que seja a estrada mais bonita de Portugal.

Centro

Figueira da Foz à Serra da Estrela – Percurso Livre

Praia e montanha, um conjunto cénico que permite criar os mais espetaculares postais. No caso, o postal é um filme à espera da sua realização.

Começa num dos mais históricos locais de veraneio em Portugal, passa pela magia ancestral das Aldeias Do Xisto, e culmina no ponto mais alto no território continental, local de ar puro e olhar cristalino.

Há tantas estradas à sua disposição quanto o tempo e a curiosidade que tiver para encher de beleza.

Sul

Alcoutim a Portimão – Estrada Nacional 124

Neste Roteiro por Portugal, guarde um dia para conhecer o Algarve secreto. O Algarve serrano, tão perto e tão distante do litoral famoso em todo o Mundo pelas suas praias e agitação turística. Aqui o mar é verde e as ondas desenham as curvas no alcatrão por onde passamos tranquilos.

Encontre um restaurante para almoçar e ou faça um piquenique. E chegue a Portimão com o sorriso luminoso de quem guarda um segredo precioso.

Interior

Parque Natural do Guadiana ao Parque Natural de S. Mamede – Percurso Livre

Um Parque Natural é muito mais do que uma zona onde se protege a paisagem. Tanto a ecologia como a economia tradicional, e até a História e cultura, desses territórios são defendidas para se regenerarem e perpetuarem para as gerações presentes e futuras.

Neste trajeto que lhe sugerimos deixamos uma promessa: ir ao encontro deste interior recôndito de Portugal é ir ao encontro do seu próprio e mais íntimo interior.

Litoral

Cascais a Peniche – Estrada Nacional 247

Um clássico dos passeios. Um percurso que atravessa alguns dos mais icónicos locais turísticos em Portugal.

E um território onde a mistura do mar e da serra com o espaço rural criou uma identidade cantada por poetas, preferida por celebridades e adorada por amantes da boa comida, da boa bebida e da magnífica sensação de estar vivo.

A EN 247 serve apenas como guia, por favor perca-se voluntariamente neste litoral pujante de História e de histórias. 

Açores

Várzea ao Miradouro da Vista do Rei – Estrada Nacional 9-1ª

Sendo modestos, estamos só a falar de uma das paisagens mais belas neste planeta (e nos planetas vizinhos, garantidamente).

Mais do que justifica termos de aterrar no meio do Atlântico para podermos dizer “Já lá estive, adorei!”.

Mas os Açores têm 9 ilhas, e só nesta de São Miguel os paraísos ultrapassam o número de dedos em duas mãos ou mais. Não acredita? Experimente, então, quão inacreditável é esta estrada que atravessa um dos mais incríveis locais portugueses.

Madeira

Ponta Delgada a Porto Moniz – Estrada Nacional 101

Admirada internacionalmente pela sua qualidade cénica e presença poderosa dos elementos naturais, esta estrada oferece uma vivência radical que pede a máxima atenção ao volante.

Se achar que é para si, e se garantir ao máximo a sua segurança tendo em conta a meteorologia, então prepare-se para chegar à Madeira – a Madeira das emoções mais fortes nessa junção da imponência da terra com a imensidão do oceano.

Relacionados