Lisboa Avenida

Já muito foi dito e escrito sobre a capital portuguesa, contudo é preciso ver e conhecer, para se perceber o porquê de tantos elogios e prémios atribuídos a esta menina e moça, chamada Lisboa.

Entre connosco nesta viagem pela cidade das sete colinas e conheça os melhores locais a visitar em Lisboa e arredores.

Onde ir em Lisboa?

Não é uma resposta fácil, uma vez que Lisboa é uma cidade multifacetada, com uma variedade enorme de paisagens, com um rico património, e que serve todos os gostos, até os mais requintados. No entanto, são muitos os lugares para conhecer em Lisboa, e por isso, vamos enumerar aqui o que não pode perder nesta cidade encantadora, para que saiba onde ir em Lisboa:

  • Subir ao Castelo de São Jorge;
  • Passear pelos bairros típicos lisboetas: Alfama, Mouraria, Madragoa ou Bairro Alto, a verdade é que tem muito por onde escolher. Aproveite e jante num restaurante de um destes bairros enquanto ouve fado, um símbolo da cidade, classificado como Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO;
  • Explorar as zonas emblemáticas da cidade, como o Terreiro do Paço, o Príncipe Real, Cais do Sodré e a área da Baixa-Chiado;
  • Experimentar andar de elétrico, pois é o transporte ideal para conhecer o centro histórico da cidade. Aventure-se pelo mítico elétrico 28 que vai do Martim Moniz a Campo de Ourique;
  • Visitar o Museu Nacional do Azulejo e o Museu dos Coches;
  • Desfrutar da vista da cidade nos miradouros de Santa Catarina ou São Pedro de Alcântara;
  • Andar no elevador de Santa Justa;
  • Descobrir o Oceanário de Lisboa e o Parque das Nações;
  • Conhecer Belém, onde pode ver o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém. Como é evidente, se vai a Belém, não deixe de beber um café com um pastel de Belém.

Passeio de Bicicleta por Lisboa

E para os amantes do desporto ao ar livre, um passeio de bicicleta pela cidade, é sempre uma excelente opção. Para além de não precisar de ter uma bicicleta própria, uma vez que existem vários serviços que disponibilizam o aluguer destes veículos espalhados pela cidade, ainda consegue manter a forma.

A Câmara Municipal de Lisboa tem vindo a investir cada vez mais nas infraestruturas que ligam a cidade, e principalmente na expansão de ciclovias. Para quem gosta de pedalar, deixamos aqui os melhores locais para um passeio de bicicleta por Lisboa, aproveite o percurso para conhecer a cidade e as paisagens maravilhosas:

  • Torre de Belém: Localizado na margem direita do rio Tejo, este monumento famoso pelos seus pormenores decorativos, requer alguma atenção, por isso desfrute de um belo passeio de bicicleta e para além desta maravilha de Portugal, contemple ainda a marginal, o rio e os pescadores nas margens do Tejo;
  • Estação do Cais do Sodré: Este edifício icónico da capital portuguesa merece uma paragem, por isso aproveite para o conhecer e passear por toda a zona do Cais do Sodré, sempre na companhia do Rio Tejo;
  • Parque das Nações: Neste passeio, demore-se! Faça o percurso que começa logo após a Ponte Vasco da Gama e que vai até à zona da Expo 98, e aventure-se pelas ruas cheias de edifícios modernos acompanhados pelo Rio Tejo;
  • Monsanto: O conhecido Corredor Verde de Monsanto, liga o Jardim Amália Rodrigues, no Parque Eduardo VII ao Parque Florestal do Monsanto. Um dos pontos positivos deste percurso, é o facto de os ciclistas estarem sempre rodeados pela natureza. Para além disso, o itinerário tem cerca de 2,5km de extensão, pensado para passeios pedestres e de bicicleta.

Cidades a Visitar Perto de Lisboa

A capital portuguesa é um lugar fantástico e de uma beleza ímpar, mas as cidades a visitar perto de Lisboa, não ficam atrás. Se está à procura de locais para fugir da confusão da grande cidade, ou até mesmo, dar uma escapadinha de fim-de-semana, nós ajudamos. Veja abaixo alguns locais perfeitos para sair de Lisboa e enriquecerem ainda mais a sua viagem:

  • Sintra: Para além de ficar muito perto de Lisboa, Sintra é um lugar único. Conheça a enigmática Quinta da Regaleira, passeie pelo centro histórico da vila, visite o Palácio Nacional da Pena e por fim, delicie-se com o típico Travesseiro de Sintra. Se quiser dar um passeio à beira-mar, a beleza natural da Praia da Ursa é uma excelente opção.
  • Ericeira: Fica a pouco mais de uma hora de Lisboa, e para quem gosta de fugir da confusão da cidade e apanhar umas ondas, a Ericeira é, desde 2011, a primeira reserva de surf da Europa. Para além das ondas, aproveite para passear pela vila piscatória e almoçar num restaurante com peixe fresco da cidade.
  • Cascais: É a alternativa mais perto de Lisboa e, apesar do centro histórico bastante encantador, Cascais tem uma grande oferta de praias e bastante animação noturna. Passeie pela Marina de Cascais, aprecie o cenário moderno, e desfrute dos bares e restaurantes que se encontram na zona. Não deixe de passar pela Boca do Inferno.
  • Mafra: Nesta cidade, também conhecida por região ‘Saloia’, pode encontrar o imponente Palácio/Convento Nacional de Mafra, que integra uma das bibliotecas mais bonitas do mundo que conta com 40.000 livros, a Tapada de Mafra, ideal para um passeio em família e diversas praias com vastos areais.
  • Óbidos: Diz-se que Óbidos parece uma vila saída de um conto de fadas. Bastante charmosa e romântica, esta vila medieval está repleta de igrejas, tem como principal atração o Castelo de Óbidos e os 2 km de muralhas. Não deixe de experimentar a lendária Ginginha de Óbidos, servida num copo de chocolate, e a caldeirada de peixe da Lagoa de Óbidos.
  • Arrábida: Parque Natural da Serra da Arrábida? Praia do Portinho da Arrábida? Por onde devemos começar? O paraíso aqui tão perto! Para além das paisagens inesquecíveis, que dão um ótimo passeio de carro, as praias são dignas de se ver e desfrutar.

 

Depois deste roteiro por Lisboa, onde lhe demos a conhecer os locais a visitar em Lisboa e arredores, podemos dizer que já é um verdadeiro alfacinha. Lisboa é uma cidade com cantos e recantos por descobrir, com praias, pequenas vilas, palácios e castelos, por isso escolha o seu programa preferido e vá à aventura!

Relacionados