Bem Vindo(a) à Controlauto

Roteiro Açores

Está a pensar em fazer uma viagem aos Açores? Um dos mais famosos destinos portugueses, a Região Autónoma dos Açores é um pequeno paraíso recheado de natureza e atividades desportivas e culturais. Quer a ideia seja fazer uma viagem pelas 9 ilhas ou visitar apenas um dos grupos, existem algumas atrações que simplesmente não pode perder. Fique a conhecê-las neste roteiro dos Açores que reúne as atrações essenciais.

 

1. Lagoa das Sete Cidades, em São Miguel

 

São Miguel é por norma o destino de eleição de quem embarca numa primeira viagem aos Açores. A maior ilha do arquipélago tem muito para explorar - é, aliás, um destino que não desilude enquanto protagonista de uma boa semana de férias.

 

A Lagoa das Sete Cidades, conhecida por ser o maior reservatório de água doce dos Açores, é uma paragem obrigatória em São Miguel. No topo da caldeira das Sete Cidades, na cratera de um vulcão adormecido, vai encontrar dois lagos muito diferentes: um azul e um verde. Esta é uma paisagem verdadeiramente fascinante para os amantes da natureza.

 

2. Lagoa das Furnas, em São Miguel

 

As furnas dos Açores e os seus magníficos cozidos são mundialmente famosos! Na visita a São Miguel, experimentar o icónico cozido feito com o calor da terra é uma das experiências mais únicas que pode ter. Em alternativa, também é possível apenas visitar as furnas e comer a especialidade num dos restaurantes das redondezas.

 

3. Baía de São Lourenço, em Santa Maria

 

A Reserva Natural da Baía de São Lourenço é um dos mais belos locais da ilha do sol. Situada na costa Nordeste da ilha de Santa Maria, tem a sua origem no abatimento de uma cratera vulcânica. Aproveite para visitar o Forte, dar um mergulho, apreciar a paisagem, explorar o ilhéu de São Lourenço e provar o famoso vinho de São Lourenço.

 

4. Fajã da Caldeira do Santo Cristo, em São Jorge

 

Se gosta de se desligar das tecnologias, de banhos relaxantes, de fazer caminhadas pela natureza ou de surfar umas boas ondas, este é um dos locais mais bonitos que pode encontrar para o fazer. No Trilho da Caldeira de Santo Cristo, poderá percorrer 10km recheados de beleza natural. Em São Jorge, existem também várias piscinas naturais que fazem a delícia de qualquer banhista.

 

5. A Horta, no Faial

 

A cidade da Horta é o principal ponto da ilha azul: nela, vive mais de metade da população do Faial. Há muito para visitar: o Porto Pim e a sua praia, as baías, o Museu da Horta, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Torre do Relógio e a famosa Marina da Horta. Na ilha do Faial, os mais aventureiros podem também aproveitar para nadar com os tubarões ou, uma versão mais soft, ver e ouvir as baleias.

 

6. Caldeira e Furna do Enxofre, na Graciosa

 

A maior atração da ilha é uma grande caverna vulcânica, em tempos explorada pelo príncipe Alberto I do Mónaco. Com um impressionante telhado em forma de redoma que merece ser apreciado, esta gruta é um dos mais únicos pontos turísticos de qualquer roteiro nos Açores. Aproveite também para explorar a Vila de Santa Cruz, para ir a banhos no Barro Vermelho e para experimentar as deliciosas Queijadas da Graciosa.

 

7. A Montanha do Pico, no Pico

 

Sabia que é aqui que se encontra o ponto mais alto de Portugal? Quer seja cá em baixo ou a 2.351 metros de altura, no topo da Montanha do Pico, nesta ilha conseguirá vislumbrar algumas das mais belas paisagens portuguesas. Na ilha do Pico, também vale a pena explorar as praias escondidas e visitar o Museu do Vinho.

 

8. Angra do Heroísmo, na Terceira

 

Cidade património mundial da UNESCO, Angra do Heroísmo tem muito para tornar uma viagem aos Açores memorável. Da vasta herança histórica e cultural, destacam-se o centro da cidade, com o museu, a Igreja da Nossa Senhora da Guia, a praça velha, a câmara municipal e o Jardim do Duque da Terceira, onde vale a pena parar para respirar e admirar.

 

9. Santa Cruz das Flores, nas Flores

 

Santa Cruz das Flores é a principal vila da ilha, e está recheada de história, cultura e tradições. Do Museu das Flores à Igreja Matriz e do Porto Velho ao Porto das Poças, há muito para explorar e admirar. Os amantes da natureza não podem deixar de visitar as 7 Lagoas, na zona central da ilha - cada uma tem uma personalidade única.

 

10. O Caldeirão, no Corvo

 

O Corvo é a ilha mais pequena do arquipélago, mas nem por isso deixa de merecer uma visita durante a viagem aos Açores - principalmente se já estiver na ilha das Flores, de onde é fácil fazer a travessia. O Caldeirão consiste numa antiga cratera vulcânica que é agora uma depressão natural com quase 4km de perímetro e 300 metros de profundidade. A paisagem é maravilhosa, e a história da ilha é simplesmente cativante. Na ilha do Corvo, aproveite também para fazer caminhadas ou mesmo iniciar-se na observação de aves.

 

Agora que já tem uma ideia do que poderá encontrar neste arquipélago, decerto estará pronto para delinear o seu roteiro nos Açores. Não deixe de tirar fotografias aos seus sítios preferidos para mais tarde recordar, como a Lagoa das Sete Cidades ou a montanha do Pico. Escolha a ilha ou o grupo de ilhas que mais satisfazem o seu perfil turístico e prepare-se para uma viagem inesquecível!

 

Depois de descobrir os Açores, aventure-se pela ilha da Madeira e aproveite o melhor dos nossos arquipélagos.

Relacionados

)