Bem Vindo(a) à Controlauto

Roteiro Alentejo_2

Está a planear visitar o Alentejo? Entre a tranquilidade, a hospitalidade, a história e a comida maravilhosa, as cidades alentejanas são verdadeiras pérolas portuguesas. Por isso, quer vá para uma espadinha de 2 dias ou para umas férias de 2 semanas, existem alguns locais e atrações que precisa mesmo de visitar. Fique a saber quais são.

 

5 sítios para visitar no Alentejo

 

Não há dúvidas: o Alentejo está recheado de tesouros e merece ser explorado em todas as alturas do ano. Quer parta à descoberta desde o norte do país ou do Algarve, contamos-lhe quais são alguns dos pontos imperdíveis desta região tão portuguesa. Pode começar pelo início ou pelo fim da lista, saltar itens ou visitar apenas os que lhe parecem mais interessantes - o que importa é que aproveite ao máximo. Pronto para partir à descoberta? Boa viagem!

 

1. Évora 

Perfeita para os amantes de história e para quem gosta de caminhar, a cidade de Évora tem muito para oferecer. É também um grande marco da nossa cultura, conquistando assim o primeiro lugar dos 5 locais a visitar no Alentejo.

  • Ruínas Romanas

A “cidade museu” tem este nome porque foi ocupada pelos romanos até ao século V. As ruínas romanas, com destaque para o Templo Romano, são portanto um must a visitar em Évora.

 

  • Sé de Évora

Mais do que um monumento religioso, a Sé de Évora é um autêntico símbolo da cidade. É a maior catedral medieval de Portugal, tendo demorado 50 anos a ser construída, e a vista do telhado é lindíssima.

 

  • Alto de São Bento

Diz-se que foi no Alto de São Bento que viveram as primeiras populações da região, há 7 mil anos atrás. Durante o Estado Novo, tornou-se a casa de moinhos que ainda enfrentam o vento, imponentes. Contudo, o melhor é a vista sobre a cidade, ideal para admirar e fotografar.

 

 

2. Monsaraz

Vila medieval alentejana, Monsaraz fica muito perto do céu. Em 2017 ganhou o prémio Vila Monumento da competição de aldeias das 7 Maravilhas de Portugal, e é sem dúvida uma paragem obrigatória em qualquer Roteiro pelo Alentejo.

 

  • Castelo de Monsaraz

Um Monumento Nacional, o Castelo de Monsaraz faz justiça à beleza das ruas da vila. Do seu alto, é possível admirar a beleza da Barragem do Alqueva - onde se pode, inclusive, alugar um barco para passear.

 

  • Praia Fluvial de Monsaraz 

Se o objetivo é relaxar, não há melhor escolha do que a praia fluvial. O Alqueva é o maior lago artificial da Europa, e tem condições belíssimas para a atividade balnear, desde a água morna à sombra das árvores, passando pela majestosa paisagem.

 

 

 3. Alcácer do Sal

Pequena cidade portuguesa, Alcácer fica em caminho e é casa de algumas aldeias típicas alentejanas que são verdadeiras preciosidades.

 

  •  Aldeia de Torrão

Há qualquer coisa de uma portugalidade inigualável nas aldeias alentejanas. A aldeia de Torrão é uma delas: calma, solarenga e casa da Barragem do Vale de Gaio.

 

  • Santa Susana

A aldeia de Santa Susana, conta com apenas 200 habitantes e 6 ruas que bem conservam a vida tradicional alentejana. Não há muito para fazer, mas há imenso para apreciar.

 

 

4. Beja

Pacata e de uma beleza singular, esta é uma cidade que não pode faltar em nenhum roteiro do Alentejo.

 

  • Serpa 

Do castelo e das muralhas ao aqueduto, Serpa é pequena mas tem muito para explorar. Vela a pena visitar a Torre do Relógio, o Museu de Arqueologia e o Parque Natural do Guadiana, mesmo ao lado do rio.

 

  • Mértola 

Perto da fronteira com Espanha, Mértola é uma vila tranquila e cheia de história. Há muito para explorar, desde o belo centro histórico ao Castelo, ao Museu e à Torre do Relógio. Para quem gosta de monumentos religiosos, vale a pena visitar a Igreja Matriz e o Convento de S. Francisco.

 

 

5. Costa Vicentina

Se ficou indeciso com estes locais a visitar no Alentejo e só pode escolher um, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a sul de Sines, é o elemento de desempate. Nenhum roteiro no Alentejo fica completo sem uma passagem pela beleza desta zona costeira com mais de 100 km de extensão.

 

  • Praias alentejanas

Preservando a natureza da área, as praias alentejanas já foram destacadas pelo “The Guardian” como sendo as melhores da Europa.

 

  • Trilhos pedestres

Para os amantes das caminhadas e das montanhas, existem imensos trilhos pedestres que passam por zonas da cidade, pela natureza e pela praia, proporcionando um verdadeiro espetáculo paisagístico.

 

Se optar por começar o seu roteiro pelo Alentejo com a zona interior, pode sempre voltar a subir pela Costa Vicentina (ou vice versa) - não se vai arrepender. Poderá também optar por incluir na rua rota algumas passagens pela mítica Estrada Nacional 2, a Route 66 de Portugal.

 

 

Relacionados