Bem Vindo(a) à Controlauto

Objetivo

Verificar o sistema de travagem do veículo.

 

Método

O sistema de travagem é verificado visualmente e com o auxílio dos seguintes equipamentos de medição:

  • Frenómetro de rolos
  • Desacelarógrafo
  • Equipamento de "rolos loucos"

 

FRENÓMETRO DE ROLOS

O frenómetro mede em contínuo as forças de travagem (F), e simultaneamente, as forças verticais aplicadas pelo veículo sobre o frenómetro. No momento em que os eixos do veículo se apoiam sobre o frenómetro, o sistema de pesagem avalia o peso estático e, durante o ensaio, determina o peso dinâmico, registando o seu valor no momento em que as forças de travagem são máximas.

 

O valor das forças de travagem pode ser influenciado por diferentes fatores, tais como a velocidade, o piso, os pneus, a temperatura e outros.

 

 

DESACCELERÓGRAFO

É justificado o uso do desacelerógrafo apenas nos casos em que, devido às características dos veículos, não seja exequível o ensaio no frenómetro.

 

Inspeção / Métodos de Ensaio

Esta inspeção é realizada por meio de um frenómetro ou dispositivo adequado, onde se verificará cada um dos eixos do veículo, comprovando:

  • A travagem das rodas.
  • O desequilíbrio das forças de travagem entre as rodas de um mesmo eixo.
  • A progressão não gradual.
  • O atraso anormal no funcionamento dos travões em qualquer uma das rodas.
  • A variação das forças de travagem de uma das rodas devido à ovalização dos tambores ou deformações em discos
  • A existência de forças de travagem sem ação sobre o pedal do travão
  • A eficácia

 

TRAVÃO DE ESTACIONAMENTO

Esta inspeção realiza-se no frenómetro ou dispositivo adequado. Verifica-se no mesmo cada um dos eixos do veículo sobre os quais o travão de estacionamento atua, comprovando:

  • A sua eficiência.
  • A colocação do trinque do travão de estacionamento.
  • Existe desgaste excessivo do eixo da alavanca ou do mecanismo de trinque.
  • O curso excessivo da alavanca

 

PEDAL DO TRAVÃO

Mediante inspeção visual e pisando várias vezes no pedal do travão, verifica-se:

  • O movimento e curso do pedal.
  • O revestimento anti deslizante.
  • O estado.

 

TUBOS DOS TRAVÕES RÍGIDOS E FLEXÍVEIS

 

Método

Mediante inspeção visual, comprovar-se-á se:

  • Estão defeituosos, danificados ou excessivamente corroídos.
  • Existem perdas nos tubos ou nas conexões com os manguitos.
  • A sua fixação é correta.
  • Se a colocação pode afetar a sua integridade.

 

CINTAS E CALÇOS

 

Geral

Ao não estar autorizada a desmontagem das rodas para realizar esta verificação, pode ser impossível efetuá-la mediante inspeção visual. Contudo, nos casos em que o desgaste dos ferodos das maxilas não possa comprovar-se de fora ou debaixo do veículo, podem ser usadas as informações dos dispositivos acústicos ou óticos que avisem o condutor quando tem de substituir o ferodo.

 

Método

Mediante inspeção visual, se se verifica (nos casos em que é possível) que:

  • Os ferodos de travão apresentam desgaste excessivo.
  • Os ferodos de travão apresentam impregnação de óleo, sujidade, etc.
  • O sinal de aviso, ao acionar o contacto, não permanece ligado, sempre que o travão de estacionamento não está acionado.

 

TAMBORES E DISCOS

 

Método

Mediante inspeção visual, verifica-se (nos casos em que é possível) se:

  • Os discos e/ou de calços estão desgastados excessivamente na sua superfície ativa, estão gretados ou partidos.
  • Os discos e/ou tambores estão impregnados de óleo, sujidade, etc.
  • Os suportes são seguros.

 

CABOS, ALAVANCAS E LIGAÇÕES

 

Método

Mediante inspeção visual, verificar se:

  • O estado dos cabos, defeituosos, enrolados, desfeitos, desgastados ou corrosão excessiva.
  • Se as uniões com os cabos ou alavancas estão defeituosas.
  • Se existe qualquer restrição ao funcionamento livre do sistema de travões.
  • O aparecimento de qualquer movimento anormal das alavancas, ou ligações que indique uma desafinação ou desgaste excessivo.

 

CILINDROS DO SISTEMA DE TRAVAGEM

 

Método

Mediante inspeção visual, verificar:

  • Estão fendidos, defeituosos ou apresentam corrosão excessiva.
  • A sua montagem é insegura ou inadequada.
  • O percurso da haste do cilindro é excessivo.
  • Se há danos excessivos ou percas da guarda de proteção contra o pó.

 

COMPENSADOR AUTOMÁTICO DE TRAVAGEM EM FUNÇÃO DA CARGA

 

Geral

Esta alínea não pressupõe a existência obrigatória deste dispositivo num circuito de travões, embora em caso de estar equipado com o mesmo deve cumprir com o que se indica.

 

Método

Mediante inspeção visual, verificar (naqueles casos em que seja possível):

  • Sua ligação.
  • O funcionamento.
  • Se está apertado ou inoperativo.

 

AJUSTADORES DE CARGA AUTOMÁTICO

 

Geral

Esta alínea não pressupõe a existência obrigatória deste dispositivo num circuito de travões embora em caso de estar equipado com o mesmo deve cumprir com o que se indica.

 

Método

Mediante inspeção visual, verificar se é possível:

  • Que não apresentem tensão ou movimento anormal.
  • Um desgaste excessivo ou um ajuste defeituoso.
  • Se o seu funcionamento é adequado.

 

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